Porto Velho/RO, 19 Março 2024 15:48:15
Diário da Amazônia

TRE-RO monta estratégia para enfrentar fake news

Juízes e servidores estão sendo capacitados para saber lidar com as notícias falsas.

Por TRE-RO
A- A+

Publicado: 18/07/2018 às 11h07min | Atualizado 18/07/2018 às 17h16min

O Tribunal Eleitoral se prepara para enfrentar as notícias falsas nas eleições deste ano

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) está a menos de três meses da próxima eleição e as fake news (notícias falsas) são, no momento, uma das principais preocupações do órgão, tendo em vista o próximo pleito. Por essa razão foi realizado o curso “Treinamento de Checagem Lupa – Eleições 2018 – TRE-RO” a fim de identificar, de forma objetiva e ágil, conteúdos falsos compartilhados na Internet. O curso foi ministrado por Cristina Tardáguila, diretora da Agência Lupa, a primeira do Brasil no segmento de checagem de fatos (fact-checking).

No decorrer do curso, a diretora da Agência Lupa explicou o que é checagem de fatos. Os participantes tiveram acesso a conceitos como debunking, verification e ao próprio fact-cheking (checagem dos fatos). Na prática, o trabalho da Lupa, que é membro da International Fact-checking Network (IFCN), consiste em verificar, através de dados oficiais, a veracidade de conteúdos publicados, declaração de um político, de uma autoridade ou de uma imagem que está circulando na Internet, por exemplo. A capacitação serviu, ainda, para entender de perto como agem as pessoas conhecidas como trolls que, de forma remunerada, criam e propagam notícias falsas e maliciosas. O troll também faz uso de robôs (bots) que são programas de computadores que replicam inúmeras vezes mensagens, para promover uma determinada pessoa ou ideia e, da mesma forma, atacar e ferir a credibilidade de outras pessoas e ideias.

Em meio aos questionamentos sobre a checagem dos fatos na Internet, Cristina falou também sobre o que é verificável e o que não é. De acordo com a metodologia utilizada pela Lupa, são verificáveis: dados históricos, estatísticas, comparações, afirmações e legalidades. Não são verificáveis: opiniões, conceitos amplos, notícias futuras e nem as tendências. sumo – que serve para identificar notícias falsas.



Deixe o seu comentário