Porto Velho/RO, 27 Março 2024 04:39:59
RONDÔNIA

Trecho da BR-364, alagado em 2014, será elevado pelo Dnit

Em 2014, o nível do rio Rio Madeira, em Porto Velho, registrou 19,56 metros.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 09/05/2018 às 17h19min

Cheia em Jacy Paraná (Foto Roni Carvalho/Diário da Amazônia)

Após articulação entre Estado e União, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) aprovou o projeto de elevação da BR-364, nos trechos críticos afetados pela cheia de 2014, quando o Rio Madeira, em Porto Velho, marcou a maior cota da história.

O projeto de elevação da estrada é de responsabilidade da Energia Sustentável do Brasil (ESBR) – empresa que administra a Hidrelétrica de Jirau. O Dnit autorizou o alteamento de 13,15 quilômetros, em até 50 centímetros, neste primeiro momento. A proposta é que aja um novo aumento mais a frente.

A informação, divulgada pelo Palácio Rio Branco, lembra ainda que em 2014, o Acre viveu uma situação atípica de isolamento, devido à enchente do Rio Madeira que afetou a trafegabilidade da BR-364 – principal via de abastecimento do estado. Desde esse período, o governo segue monitorando a região.

Na semana passada, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) , Marcelo Thomé, destacou como maior relevância para Rondônia, Acre e Amazonas, a elevação do trecho da BR-364, para evitar   alagamentos durante o inverno; e o reasfaltamento da BR-319 (Porto Velho-Manaus).

CHEIA HISTÓRICA

Em 2014, o nível do rio Rio Madeira, em Porto Velho, registrou 19,56 metros, isolando o estado do Acre, e os municípios de Nova Mamoré e Guajará-Mirim. Na época o governo de Rondônia decretou estado de emergência por conta da enchente nos rios de Rondônia, que deixou o Estado isolado por mais de 30 dias. A cheia histórica do Rio Madeira cobriu na época a  estrada em vários pontos. Em alguns deles, a água chegou a 80 centímetros acima do asfalto.

A BR-364 é a única ligação rodoviária que o Acre tem com as demais regiões do País. Todo o abastecimento relacionado à alimentação, combustível e insumos para a incipiente agricultura e indústria ocorre pela rodovia federal.



Deixe o seu comentário