Porto Velho/RO, 26 Março 2024 06:53:58
Diário da Amazônia

TRT 14 usa tecnologia para agilizar processos

Magistrados do TRT da 14ª Região intensificam uso de tecnologias em julgamentos.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 06/06/2017 às 05h20min

Gabinete virtual, processo judicial eletrônico e videoconferência já são realidade no TRT

As tecnologias aplicadas pela Justiça do Trabalho em Rondônia e Acre estão encurtando distâncias na Amazônia e promovendo maior celeridade nos julgamentos processuais, esse é o resultado alcançado com a convergência de meios de comunicação segura e sem papel. Os magistrados de primeira e segunda instâncias estão utilizando ferramentas como “Gabinete Virtual”, processo judicial eletrônico – PJe e videoconferência.

O coordenador do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação do Regional, desembargador Carlos Augusto Gomes Lôbo, comenta sobre a iniciativa, “nós temos procurado intensificar essa prática ao máximo, recebendo e interagindo com os advogados mesmo quando o magistrado não está em Porto Velho, por exemplo. É possível despachar por videoconferência e isso acontece também nas Varas do Trabalho”, concluiu o desembargador.

No âmbito do Tribunal, há muito tempo os desembargadores têm utilizado a tecnologia para participarem das sessões, mesmo quando não estão na sede do Tribunal. Praticamente todos os desembargadores já se utilizaram da facilidade. Houve sessão da 2ª Turma em que dois desembargadores participaram por videoconferência, um deles em Santa Catarina, outro nos EUA, e um advogado fez sustentação oral de Rio Branco. Desta forma, mesmo que os membros do Tribunal não se encontrem na sede do Tribunal, há possibilidade de participarem das sessões, possibilitando maior agilidade na entrega da prestação jurisdicional.

A advogada trabalhista Andréa Alves, com escritório do Rio Branco (AC), comentou sobre as tecnologias aplicadas pela Justiça do Trabalho falou “é gratificante, a gente ter a possibilidade de fazer sustentação oral e despachar à distância, é a tecnologia em favor da sociedades e em especial das partes”.



Deixe o seu comentário