Porto Velho/RO, 23 Março 2024 17:48:51
Diário da Amazônia

Turismo regional une agências de viagens de RO e do Amazonas

As Abavs dos dois Estados firmaram parceria para a definição conjunta de pacotes regionais, nacionais e mundiais.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 12/01/2018 às 06h30min

O famoso Pico de Tracoá é uma das atrações turísticas de Rondônia

As Associações Brasileiras de Viagem do Amazonas e de Rondônia começaram 2018 com uma estratégia ousada para o turismo regional. No dia 2 de janeiro, em Manaus, os presidentes das duas associações reuniram-se em um evento na MGM Operadora de Turismo e discutiram várias estratégias para um intercâmbio turístico com a participação de todos os Estados da região que incluir pacotes regionais, nacionais e internacionais.

A estratégia se embasou naquilo que a região possui de melhor: as belezas naturais da Amazônia. Segundo os dirigentes da Abav, a região é muito frequentada, mas é necessário a elaboração de uma política de divulgação de seus pontos turísticos em escala regional, nacional e mundial, com a participação decisiva das três esferas de Governo. Essa cooperação eles convencionaram de “ações conjuntas e integradas em defesa do turismo com sustentabilidade”.

Turismo da pesca

Um dos setores turístico que mais tem atraído turistas para a região é o de pesca. Somente o Amazonas registra a participação de pelo menos 16 mil turistas, a maioria norte-americanos, pescando em seus rios. Tanto o Amazonas como Rondônia desfrutam de pesqueiros fluviais, que são classificados por especialistas como sendo os melhores, mundialmente, em águas doces tropicais, notadamente, para a pesca do tucunaré, uma espécie campeã na preferência dos pescadores, pela sua capacidade de luta na água, depois de fisgado.

Conetur

Segundo o presidente do Conselho Empresarial do Turismo de Rondônia (Conetur), Raniery Coelho, o intercâmbio é importante porque o setor turístico é hoje um importante nicho econômico regional. Ele elogiou a Abav pela iniciativa e disse que o Conetur vem trabalhando no sentido de fazer da pesca esportiva um produto vendável pelo Estado para todo o País e para o Mundo. “Recentemente, a Fecomércio-RO criou uma campanha ousada para transformar Porto Velho na capital nacional da Pesca. A campanha foi muito elogiada por empresários e conta com a participação de importantes parceiros como o Sebrae, o Senac, prefeitura, governo do Estado, CDL e Consórcio Santo Antônio. A criação dessa campanha tem tudo a ver com o que a Abav de Rondônia e Amazonas planejam”, ressaltou Raniery Coelho.



Deixe o seu comentário