Porto Velho/RO, 20 Março 2024 03:31:09

Um apoio aos micro e pequenos empresários

A parceria anunciada ontem entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e..

A- A+

Publicado: 18/01/2018 às 06h10min

A parceria anunciada ontem entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que prevê a disponibilização de R$ 6 bilhões em uma linha de crédito para micro e pequenos empreendedores, será um apoio importante para quem não conseguiu fechar a conta no final do ano passado.

Os pequenos e médios empresários estavam enfrentando um grande obstáculo para ter acesso a financiamento. O excesso de burocracia e o peso das taxas de juros desanimam os empresários, que acabam desistindo da oportunidade. Segundo foi anunciado ontem em Brasília, as concessões deverão atingir 280 mil negócios enquadrados nessa modalidade, ao longo de dois anos.

As micro e pequenas empresas têm grande significância na economia brasileira e o Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) se tornou um grande parceiro dos novos empresários. As prefeituras também estão auxiliando e estimulando os novos empresários na geração de novos postos de trabalho.

O problema maior está no acesso ao crédito. A necessidade de facilitar o acesso ao crédito para os pequenos empreendedores foi o tema central do debate, na última terça-feira, na comissão especial que analisa alterações no Estatuto Nacional da Micro e Pequena Empresa. O assunto é previsto no Projeto de Lei Complementar 341/17, em tramitação na Câmara Federal e é esperado solucionar o problema ainda este ano.

Em países desenvolvidos, as pequenas empresas movimentam cifras astronômicas e injetam um volume imenso de dinheiro na economia. O próprio presidente Michel Temer (PMDB) reconheceu que o Brasil patina no apoio financeiro às empresas. Muitos empresários ainda se esbarram no acesso ao crédito, um problema que parece caminhar para uma solução eficaz com o programa federal BNDES Giro. O programa chega no momento em que a economia começa a apresentar bons sinais de recuperação após uma longa crise gerada pelos escândalos de corrupção.

Uma pesquisa de 2016 do Sebrae indicou que, para quase a metade deles (47%), a redução da taxa de juros cobrada seria a melhor solução. Por sua vez, uma maior maleabilidade na lista de garantias exigidas para que o financiamento seja aprovado foi citada por 27% dos entrevistados.

A ideia agora é que os empreendedores contem com o auxílio das chamadas fintechs, companhias que utilizam recursos tecnológicos para atingir melhores índices financeiros e que, no plano das firmas de pequeno porte, poderão colaborar com a diminuição de riscos operacionais. O apoio do governo é fundamental para que as pequenas empresas continuem trabalhando na geração de novos empregos no Brasil.



Deixe o seu comentário