Porto Velho/RO, 28 Março 2024 19:25:51

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 18/12/2016 às 06h30min

A- A+

Um ninho de cabas

O projeto de lei complementar, de autoria do governo do Estado, que aumenta de 11 para 14% o desconto da contribuição previdenciária dos..

O projeto de lei complementar, de autoria do governo do Estado, que aumenta de 11 para 14% o desconto da contribuição previdenciária dos servidores estaduais, transformou os sindicatos num baita ninho de cabas alvoroçadas. Nesta terça-feira, quando a matéria será apresentada na Assembleia Legislativa, lá estarão eles – os servidores – em pé de guerra contra o governador Confúcio Moura exigindo que os deputados estaduais retirem o projeto da pauta.

Agora a peleja governamental não é apenas contra os policiais civis que pleiteiam o seu plano de cargos e salários corrigido, e que acamparam nos corredores do Legislativo durante a semana. O pleito da entidade será reforçado pela presença de centenas de funcionários de outras categorias que vão tentar barrar o reajuste na previdência estadual.

O funcionalismo público alega que a situação de Rondônia é diferente de outros Estados onde o reajuste previdenciário está sendo implantado através de pacotes emergenciais. Ocorre que o Estado de Rondônia cresce a 3% ao ano – ante o crescimento negativo do PIB do País -, diferentemente de outras unidades da federação que estão com problemas até para quitar os salários de dezembro e, por conseguinte, asseguram os sindicatos – o governo do Estado não tem a necessidade de arrochar em Rondônia.

As cartas estão na mesa e o governo do Estado, que sempre teve maioria absoluta na ALE, agora terá uma peleja dura. Muitos deputados estaduais, embora funcionando como vacas de presépio no Legislativo durante o ano, se rebelaram e estão firmando posição com os servidores.

O revezamento

Os senadores Valdir Raupp (PMDB) e Ivo Cassol (PP) ultimamente se revezam nas páginas dos jornais mais importantes do País protagonizando escândalos. Raupp pelo envolvimento na Operação Lava Jato; e o já condenado Ivo Cassol (em todas as instâncias) por malversação e improbidade administrativa em suas gestões como prefeito em Rolim de Moura e na condição de governador de Rondônia. Lembrando que Raupp também foi prefeito de Rolim, mas saiu limpo.

O crescimento

Em recente encontro com os prefeitos rondonienses, o governador Confúcio Moura (PMDB) anunciou que o Estado deve manter um índice de crescimento acima de 3% nos próximos dois anos. É pouco diante do seu primeiro ano de gestão, quando Rondônia teve um salto fenomenal de 11%, mas muito se for considerado o crescimento negativo do País nos últimos anos. Diante da crise, a economia rondoniense movida pelo agronegócio, vai muito bem obrigado.

Os prejuízos

O município de Porto Velho teve sérios prejuízos durante a seca histórica deste ano. O mês de outubro foi o pior de todos, já que o nível da Hidrovia do Madeira não permitiu a exportação e importação de produtos, havendo uma queda brusca de arrecadação de tributos para a municipalidade. Estima-se que só por com conta da seca deixaram de ser recolhidos R$ 80 milhões de impostos. Não é à toa que a gestão Nazif está esquentando a cabeça no fechamento das contas da atual gestão.

Via Direta

*** As chuvas estão se intensificando mas as alagações até agora não foram intensas em Porto Velho ***No entanto, algumas estradas vicinais já estão seriamente atingidas comprometendo o escoamento da produção agrícola *** É grande a expectativa para um acordo entre o govenador Confúcio com a classe dos policiais. A criminalidade tomou conta das principais cidades de Rondônia *** A falta de decoração natalina motiva reclamações generalizadas na capital, tanto dos comerciantes como da população. Ficamos sem clima de Natal.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas