Porto Velho/RO, 20 Março 2024 21:14:18

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 06/03/2018 às 07h45min

A- A+

Um novo cenário

Num ano marcado pelas reviravoltas políticas, uma nova situação surgiu ontem com a decisão do governador Confúcio Moura, sob ameaça..

Num ano marcado pelas reviravoltas políticas, uma nova situação surgiu ontem com a decisão do governador Confúcio Moura, sob ameaça de impeachment na Assembléia Legislativa, desistir da disputa ao Senado e permanecer até o final do seu mandato a frente do Centro Político Administrativo. O novo cenário provocou uma cisão entre o governador Confúcio Moura (MDB) que tinha convidado Daniel Pereira (PSB) para ser candidato ao governo do estado na semana passada sendo que esta articulação teria desagradado o presidente da Assembléia Legislativa Maurão de Carvalho (MDB) também pré-candidato ao governo.

O que se fala nos bastidores é que com controle da maioria dos deputados no Poder Legislativo, sob ameaça de uma CPI e até de um processo de impeachment em cima de Confúcio, Maurão e o MDB encurralaram e tornaram refém o governador que se viu obrigado a sustar sua aliança com o PSB de Daniel Pereira. O rompimento ecoa por todo o estado e o vice Daniel Pereira manifestou toda sua revolta numa entrevista exclusiva ao apresentador Arimar de Sá no inicio da noite de ontem pela TV Gazeta e uma rede de emissoras de rádio. E tem mais reviravoltas a caminho!

Aliança rompidas

Com a aliança rompida entre o MDB e o PSB, possivelmente o vice Daniel Pereira não assumirá o governo do estado em abril, o governador Confúcio Moura não disputará uma cadeira ao Senado como o MDB queria, mas o candidato ao governo do MDB Maurão de Carvalho poderá também sair de cena caso a fita da chantagem ao governador seja verdadeira. A briga parece feia e mais uma vez – isto é histórico e recorrente em Rondônia – a base aliada do governo se rompe facilitando as coisas para a oposição.

O grande duelo

Com dois candidatos de ponta á Câmara dos Deputados, que são Mariana Carvalho (PSDB) e Leo Moraes (PPS), teremos um grande duelo na capital. Mariana, a abelha rainha local, Leo Moraes, um parlamentar em ascensão e em condições de destronar a tucaninha. E entre estas duas lideranças, temos ainda o ex-prefeito Mauro Nazif (PSB) e o deputado Garçom (PRB) na mesma peleja, tornando disputa bem interessante.

Corrida presidencial

Como fica a corrida presidencial sem o ex-presidente Lula, prestes a ser preso pelos seus malfeitos e ainda com tantos processos nas costas? É isto que os institutos de pesquisas começam a medir nos estados além da possível transferência de votos para quem ele apoiar no PT ou de outra legenda. Ao meio de tantos candidatos, começam também a se destacar, além de Jair Bolsonaro (PSL) e Geraldo Alckmin (PSDB), o ex-ministro Ciro Gomes (PDT-CE) e Álvaro Dias (Podemos-PR).

Fora da aliança

O encontro nacional do PSB, realizado no final de semana e que contou com a presença dos caciques rondonienses Daniel Pereira e Jesualdo Pires, rechaçou aliança em São Paulo com a candidatura do presidenciável Geraldo Alckmin e cogitou acordo com os presidenciáveis Álvaro Dias (Podemos) ou Ciro Gomes (PDT). O PSB é um partido em ascensão, não tem candidato a Presidência. Portanto, seu apoio é muito requisitado pelos partidos.

PT encolhendo

Em Rondônia, o PT, que vem encolhendo nas últimas eleições pode desidratar mais ainda por falta de candidaturas mais expressivas a ALE, Câmara dos Deputados e Senado. Além disto, ocorreram muitas defecções. O maior prejuízo, no entanto, seria a desistência do ex-prefeito Roberto Sobrinho em disputar cadeira para ALE-RO. Sobrinho é maior que PT e tem adeptos de vários partidos tornando o ex-alcaide nome de ponta para aquela casa de Leis.

Via Direta

* Só depois de quatro anos, após a tragédia no Rio Madeira é que as famílias desabrigadas daquela cheia receberam casas populares em Porto Velho * Mesmo assim é bem melhor do que em outros estados, onde enchentes e soterramentos já fazem uma década e que ninguém até agora foi beneficiado * Um clima de insegurança paira sobre a classe política com as últimas decisões a respeito dos fichas sujas. A lista dos pilantras esta quentinha, no forno…


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas