Porto Velho/RO, 27 Março 2024 12:20:55
Diário da Amazônia

Uma Central de Abastecimento para Porto Velho

Com uma população superior a 500 mil habitantes, ocupando uma área acima de 34 mil quilômetros quadrados e mais de 800 mil cabeças de..

A- A+

Publicado: 08/07/2018 às 06h00min

Com uma população superior a 500 mil habitantes, ocupando uma área acima de 34 mil quilômetros quadrados e mais de 800 mil cabeças de bovinos, uma agricultura familiar e de precisão em franco desenvolvimento, o município de Porto Velho é a única capital de estado no Brasil que não possui uma Central de Abastecimento (CEASA) para atender os produtores rurais e comerciantes de legumes e hortifrutigranjeiros.

Uma Central de Abastecimento estimula os produtores rurais, que além de um local para expor e comercializar seus produtos podem se livrar dos atravessadores, e por via consequência melhorando a qualidade de vida e seus padrões sociais. Porto Velho por sua localização geográfica  os vastos espaços físicos disponíveis, espera de seus governantes, estadual e municipal que a promessa de várias campanhas passadas, no futuro próximo possa ser cumprida.

No Distrito Industrial localizado as margens da BR 364, na saída para Ariquemes é considerado o local ideal para implantação de uma Central de Abastecimento, pois já possui toda a infra-estrutura necessária, mas o que vem faltando é vontade política. Para atender as necessidades mínimas de centenas de produtores rurais e comerciantes basta a implantação de uma estrutura moderna e adequada para o ambiente e realidade local.

Não precisa inventar nada de mirabolante, pode ser usado como modelo as Centrais de Abastecimento de Rio Branco, no Acre, ou de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, que movimentam altas somas em recursos financeiros comercializando produtos bem armazenados, gerando emprego e renda e satisfação final ao consumidor.

Como sonhar não faz mal a ninguém. Só resta esperar que o futuro ocupante da cadeira mais importante do Centro Político Administrativo rio Madeira, o (CPA), bem como o secretário de agricultura, que virá, seja lá quem for, tenham a sensibilidade de ver com bons olhos a necessidade de retirar Porto Velho da lista de a única capital brasileira, que apesar de sua importância econômica ainda não tem uma Central de Abastecimento.

Se o futuro governante de Rondônia tiver tino administrativo e pensar grande, a Central de Abastecimento de Porto Velho, em breve se tornará uma realidade, pois recursos em níveis federais para este tipo de investimento não faltam.

   



Deixe o seu comentário