Porto Velho/RO, 28 Março 2024 21:22:12

Uma resposta para a insegurança na fronteira

O s governadores que integram o Brasil Central ouviram ontem do presidente Michel Temer uma demanda importante que é também compartilhada..

A- A+

Publicado: 28/10/2017 às 06h30min

O s governadores que integram o Brasil Central ouviram ontem do presidente Michel Temer uma demanda importante que é também compartilhada pela sociedade. A necessidade de reforçar a segurança na região de fronteira. A promessa de Temer foi feita durante encontro de governadores ontem em Rio Branco. O peemedebista prometeu empenho federal na luta contra o crime organizado e destacou que “a cúpula dos Três Poderes [Executivo, Legislativo e Judiciário] está mobilizada para traduzir em ações concretas a prioridade de trazer segurança aos cidadãos brasileiros”.

O Diário, em editorial recente, já havia alertado para o problema. Na semana passada, em Porto Velho, a Polícia Federal desarticulou uma poderosa quadrilha organizada que trabalhava no comércio de cocaína. Até uma aeronave era utilizada em benefício do tráfico e foi apreendida pelos federais, juntamente com 22 veículos de luxo, além de droga e dinheiro.

Se falou muito em manter a segurança com o apoio do Exército, mas essa proposta dificilmente saiu do papel nos últimos meses. Rondônia faz fronteira com a Bolívia e também se tornou uma grande rota importante dos traficantes. O Acre também oferece oportunidade para quem pretende ingressar no mundo do tráfico devido a falta de fiscalização. Traficantes bolivianos e brasileiros utilizam a rota acriana e circulam livremente em território rondoniense transportando produtos ilícitos.

O Diário já alertou que a falta de investimentos na fiscalização da fronteira reflete no atual cenário de insegurança nos Estados. Os traficantes utilizam a fronteira para transportar drogas e abastecer as quadrilhas com armamento pesado. Essa facilidade, permitida com ausência da Polícia Federal e até mesmo do Exército, permite o crescimento do crime organizado e do tráfico de drogas.

No ano passado, a Polícia Civil de Rondônia realizou um trabalho em conjunto com a Polícia Militar na fronteira com a Bolívia, na região da BR-429. Os números de apreensões surpreenderam.

As rodovias 364 e 429 também são rotas de tráfico escolhidas pelos bolivianos e brasileiros. Durante essa ação policial, foram apreendidas drogas, armas e veículos. A ação durou poucos dias, mas foi o suficiente para prender traficantes e apreender grande quantidade de droga. Operações de segurança acontecem com certa raridade nos Estados e requer investimentos de recursos. Ocorre que o dinheiro para esse tipo de atividade está cada vez mais difícil, ao contrário do que acontece com o crime organizado.



Deixe o seu comentário