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Usuário ainda se adapta às mudanças

As linhas de ônibus urbanos passam por um processo de reformulação nos seus itinerários.

Publicado: 16/02/2018 às 05h00

O miniterminal na avenida Jorge Teixeira, segundo a Semtran, garante suporte a algumas linhas do transporte urbano (Foto: Fotos: Roni Carvalho/Diário da Amazônia)

Mais de 80 mil pessoas, que utilizam o transporte coletivo diariamente em Porto Velho, ainda tentam adaptar-se às mudanças feitas no sistema pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipa, de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), junto com o Consórcio SIM, responsável pelo transporte público urbano da capital, como parte do processo de reformulação dos itinerários. Uma das mudanças está relacionada diretamente à criação de uma nova linha de ônibus, chamada de Expresso Central HB, que começou a funcionar na última segunda-feira, dia 12, seguindo o itinerário que inclui a avenida Jorge Teixeira, avenida dos Imigrantes, avenida Farqhuar, avenida Sete de Setembro, avenida Nações Unidas e avenida Amazonas. De acordo com o secretário Carlos Costa, da Semtran, essa nova linha terá ônibus a cada 12 minutos, em média.

Outra mudança é o novo Miniterminal instalado na avenida Jorge Teixeira, próximo à avenida Amazonas. De acordo com o gerente de Estudos e Planejamento de Transporte da Semtran, engenheiro João Luiz Ferreira, o local serve como ponto de apoio aos usuários e não tem como objetivo servir como Terminal de Integração, tendo em vista que esse sistema é executado dentro dos ônibus e não necessita de parada fixa. “Não está bom ainda, mas vai ficar. Se eles arrumarem do jeito que estão falando o ponto vai ficar bonito”, disse Ana Pires, enquanto esperava o ônibus no Mini terminal na avenida Jorge Teixeira.

Eduardo Ferreira recebeu informações sobre as mudanças

Estudante critica motoristas

O estudante Eduardo Ferreira, que utiliza seis conduções diariamente, disse que já se atrasou várias vezes para a escola e curso técnico devido às mudanças que, segundo ele, não foram avisadas com antecedência. “Eles falam que é para agilizar e melhorar o serviço para o povo de Porto Velho, mas, na minha opinião, não melhorou. E agora quando a gente vai perguntar sobre as mudanças aos motoristas eles nos respondem é com grosseria”, disse Eduardo.

De acordo com o secretário Carlos Costa, o objetivo do ponto localizado na avenida Jorge Teixeira é dar apoio e diminuir de 30 a 35 minutos o tempo total das rotas de 14 ônibus que vêm da zona Sul. Segundo ele, o miniterminal de ônibus, quando finalizado, contará com Wi-Fi e informações das linhas em tempo real. “A possibilidade da criação de grandes paradas como essa na zona Sul e Leste da cidade está sendo estudada”, informou. Segundo a Semtran, trafegam até o miniterminal as linhas Norte Sul, Areal HB e Areal Centro, Jardim Santana HB, Grande Circular B, seguindo viagem para a rua Almirante Barroso, avenida Rogério Weber, avenida Sete de Setembro, avenida Nações Unidas e avenida Amazonas. Também houve mudanças na nomenclatura de algumas linhas, como a Areal HB e Areal Centro, que se chamam atualmente Areal Via Jorge Teixeira, e a Jardim Santana Via HB, que passou a se chamar Jardim Santana via JT. A linha Hospital de Base via Aeroporto deixará de ir até o centro.

O secretário Carlos Costa mencionou os benefícios

Desativação do Terminal no processo

A desativação do antigo Terminal Central, localizado na rua Euclides da Cunha, também entra da cota de mudanças. Segundo o secretário Carlos Costa, ele foi desativado por motivos de segurança estrutural e a inviabilidade técnica. “Ali não tinha estrutura de subsolo para suportar o peso e quantidade de veículos que passavam por lá diariamente e a estrutura metálica corre risco de cair. A proposta é que mais pra frente naquele local se construa um shopping popular”, explicou Carlos Costa. Com essa desativação a redução do tempo médio das viagens é de 7 a 10 minutos, com aumento de 15% de balões nas rotas. A frota atual é de 180 ônibus, com 160 em circulação e 20 de reserva técnica. O Consórcio SIM relatou que essas informações foram divulgadas com antecedência à população nos coletivos, paradas de ônibus, pontos finais e na internet, por meio das redes sociais, e site do SIM.

 

Por Ana Kézia Gomes Diário da Amazônia

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