Porto Velho/RO, 30 Março 2024 19:43:43
Diário da Amazônia

Vacinação contra febre aftosa inicia neste domingo em RO

Produtores e pecuaristas do estado terão 30 dias para vacinar o rebanho

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 15/04/2018 às 07h00min

(Foto: Reprodução/ Internet)

A vacinação contra febre aftosa inicia neste domingo (15) em Rondônia, os produtores e pecuaristas do estado terão 30 dias para vacinar o rebanho. Essa é a 44º Campanha de vacinação da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvoastorial do Estado de Rondônia (Idaron).

O prazo para declarar a vacinação junto aos escritórios do Idaron em todo o estado vai até o dia 22 de maio. Nesta fase serão vacinados animais de todas as idades, aproximadamente 14 milhões de cabeças. O objetivo principal é imunizar 100% dos animais.

Em entrevista a Secom o presidente do Idaron, Anselmo de Jesus, explicou que Rondônia está caminhando para se tornar zona livre de febre aftosa sem vacinação, mas para isso tem ainda deve cumprir as metas impostas órgãos controladores. “A medida traria muitos benefícios para a economia rondoniense, porque a carne teria os mercados mundiais abertos, sem restrição alguma”, disse.

Multa

A multa para o produtor que deixar de vacinar o rebanho é de R$ 163,02 por animal não imunizado. Aqueles que vacinarem os animais, mas não fizerem a comunicação da vacina até o dia 22 de maio, terão suas propriedades multadas em R$ 163,02.

Vacinas

A recomendação do presidente do Idaron é que a vacina deve ser transportada em caixas térmicas com gelo, em temperatura média entre 2ºC e 8ºC, para que o medicamente não perca a eficácia. Também é importante lembrar que o produtor deve manter a higiene da pistola e das agulhas ao efetuar a vacina nos animais.



Deixe o seu comentário