Porto Velho/RO, 25 Março 2024 14:17:35
Diário da Amazônia

Vacinação contra febre amarela

Quem já tomou pelo menos uma dose na vida não precisa receber a vacina novamente.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 19/04/2017 às 06h20min

Apesar de Rondônia não estar na lista dos estados em que o Governo Federal registrou vários casos de febre amarela, a prefeitura de Ji-Paraná vai reforçar a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde como forma de prevenção.

A imunização contra a febre amarela deve ser realizada apenas uma vez na vida, a partir dos nove meses de idade, sem precisar fazer o reforço. Ou seja, quem não recebeu a vacina na infância, agora deve receber apenas uma dose.

O Ministério da Saúde recomenda que o idoso que for viajar para lugares com risco de transmissão da doença, procure antes uma Unidade Básica de Saúde e agende uma consulta médica para saber se pode ou não receber a imunização contra a febre amarela, por conta de algumas contraindicações. Quem já tomou pelo menos uma dose na vida não precisa receber a vacina novamente.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por vetores artrópodes, que possui dois ciclos epidemiológicos distintos de transmissão: silvestre e urbano. Requer cuidado redobrado por conta da gravidade clínica. (AI)



Deixe o seu comentário