Porto Velho/RO, 21 Março 2024 10:36:03
Diário da Amazônia

Empregos temporários crescem 25,7%

Desempenho do comércio e dos serviços são fatores de manutenção do crescimento.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 20/10/2017 às 05h35min

Mais de mil vagas serão criadas no comércio da capital para atender à demanda do fim de ano

O Departamento Econômico da Fecomércio/RO, estima que, pelo segundo ano seguido, as contratações de temporários devem crescer, de vez que serão criados 1.018 empregos temporários este ano, um crescimento de 25,7%, quando comparado ao 810 novos postos do ano passado.

Em Porto Velho, sem contar com as contratações do Porto Velho Shopping, que não se tem ainda uma estimativa de crescimento, é prevista a criação de cerca de 380 novos empregos temporários. As contratações maiores se concentram em lojas de departamentos, supermercados, lojas de eletrodomésticos, calçados e vestuários.

Em nível nacional se espera um crescimento de apenas 10% nas contratações temporárias.

Segundo o presidente da Fecomércio-RO, Raniery Coelho, o aumento é uma clara demonstração que o comércio, apesar dos problemas, está sendo criativo para lidar com as instabilidades da política nacional e superar a crise.

Em parte, o presidente credita essa melhoria ao agronegócio, de vez que a safra recorde deste ano e o bom desempenho do comércio e dos serviços, principalmente as micro e pequenas empresas, continuam mantendo o crescimento do Estado e a geração de emprego.

R$ 34,3 bilhões

Em nível nacional, diante da volta do consumo e do crescimento da economia, as vendas de Natal de 2017 devem gerar a contratação de 73,1 mil temporários. O número é uma estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgada na quarta-feira (27).

Caso esse número de contratações se confirme, será a primeira vez depois de dois anos que o comércio registra aumento no número de empregados temporários para as festividades de fim de ano. Frente ao ano passado, haverá um avanço de 10%.
A CNC explicou que essa projeção é baseada também na expectativa de vendas do período, que deve registrar crescimento de 4,3% frente ao Natal passado. Até dezembro, o comércio deve movimentar R$ 34,3 bilhões.

Ainda segundo a entidade, a temporada de oferta de vagas no setor deve ocorrer entre setembro e dezembro. O maior número de contratações deve se concentrar em vestuário (48,9 mil vagas) e no de hiper e supermercados (10,4 mil vagas).

Os dois ramos são considerados os “grandes empregadores” do varejo e representam 42% da força de trabalho do comércio. Esses segmentos, juntos, costumam responder por 60% das vendas natalinas.



Deixe o seu comentário