Porto Velho/RO, 28 Março 2024 16:03:48
RONDÔNIA

Valorização é importante para o professor

O “Dia dos Professores” é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro.

Por Daniela Castelo Branco Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 16/10/2017 às 15h01min

O professor é fundamental no desenvolvimento do estudante na formação de um cidadão mais consciente de sua realidade

O professor é a figura mais importante no processo educativo. É ele o responsável pela formação de cidadãos e por ensinar desde cedo sobre as diversas áreas do conhecimento humano. Valorizar esse profissional tão importante na formação intelecto-social do ser humano é imprescindível.

O professor é fundamental no desenvolvimento do estudante, na formação de um cidadão consciente e na construção de uma educação de mais qualidade para a sociedade.

O Dia dos Professores é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro. Esta data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.

A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para comemorar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano.

Em nível internacional, a data comemorativa ao Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro.

Educação no estado de Rondônia avança aos poucos 

Na última avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC) através do desempenho na nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Rondônia teve um bom desempenho. O Ensino Fundamental obteve em 2015 o melhor desempenho em Rondônia e recebeu a nota 5.4 (a meta estipulada pelo MEC foi 5.2). Já o ensino do 8º/9º ano a nota foi 5.2, enquanto a 3ª série do Ensino Médio obteve o pior desempenho: 3,6. Já nas séries iniciais do Ensino Fundamental, a meta é cumprida desde 2005, quando o índice começou a ser calculado. Em 2015, a meta estipulada é de 5.2. A etapa alcançou 5.5. Nos anos finais do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, a meta foi descumprida pela primeira vez em 2013. Também no ano de 2015, o índice esperado de 4.7 também não foi alcançado. A etapa registrou um Ideb de 4.5.

O Ideb é um indicador de qualidade dos ensinos Fundamental e Médio. O índice avalia a qualidade do ensino no País, com base em dados sobre aprovação e desempenho escolar obtidos por meio de avaliações do MEC. Desde a criação do indicador, foram estabelecidas metas que devem ser atingidas a cada dois anos por escolas, prefeituras e governos estaduais.

Nessa avaliação, apenas Rondônia teve o melhor desempenho na Região Norte graças ao empenho e a dedicação dos trabalhadores em educação, mesmo sem serem valorizados, é o que ainda salva a escola pública em Rondônia. É fato que a educação no Estado precisa ser melhorada, principalmente na rede pública, que ainda apresenta índices muito abaixo do esperado. No entanto, na rede privada, a realidade nos mostra que Rondônia entra no top 100 das escolas com os melhores desempenhos no Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) em 2015, com o Colégio Objetivo Mais na 78ª posição. Na rede pública, as escolas Tiradentes, Ifro, João Bento da Costa e Barão dos Solimões tiveram um bom desempenho na avaliação, com médias entre 545.92 a 535.65 no Enem em 2015.

Escola João bento da Costa concorre ao prêmio gestão escolar 

Referência em aprovação de alunos em vestibulares e foco no Enem, a Escola Estadual de Ensino Médio João Bento da Costa, de Porto Velho, foi a vencedora da etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar (PGE-2017), e agora concorre ao destaque regional, cujo resultado será divulgado durante evento que acontecerá nos dias 19 e 20 deste mês, em Rio Branco (AC). As primeiras colocadas nas cinco regiões brasileiras concorrerão ao Prêmio Escola Referência Nacional no dia 6 de dezembro. A premiação consiste em R$ 30 mil concedidos pelo Concelho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que promove o evento há 19 anos em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Para a vice-diretora da escola João Bento da Costa, Lady Fanne, o bom desempenho da escola se deve ao fato do trabalho focado desde os anos iniciais do Ensino Médio para o Enem e consequente aprovação nas diversas faculdades do país. De acordo com Fanne, tanto os pais dos alunos como os estudantes que ingressam na escola, já entram focados e comprometidos com o objetivo de obter sucesso nas avaliações. Para tal, os alunos do Terceiro ano são submetidos a simulados, aulas aos fins de semana e até feriados.

Segundo lugar na melhor média do Enem no Estado ano passado, a escola João Bento vem para 2017 com a expectativa de obter um resultado ainda melhor esse ano.

“A cada ano, temos alcançado os melhores números e acredito que esse ano não será diferente. Estamos trabalhando para o bom desempenho também na prova Brasil que ocorrerá esse mês e estamos trabalhando com muita intensidade em prol de melhores resultados”, declara a vice-diretora.

Incansáveis no exercício da profissão, os professores de Rondônia, vivem essencialmente o sacerdócio do ensino. Apesar dos baixos salários, se desdobram ininterruptamente para tentar melhorar o quadro da educação no Estado. O professor de física Marivaldo Lisboa que leciona no João Bento da Costa e é professor desde 1989, sabe bem a luta árdua e os desafios que os professores, principalmente da rede pública, enfrentam no seu dia a dia, mas que apesar das dificuldades, luta por uma educação de qualidade e por alavancar os índices de aprovações do Estado: “Nosso trabalho é intensificado. Temos grandes professores no Estado, mas aqui no JBC, o que faz a diferença é nosso trabalho intenso; não há feriado, não há ponto facultativo. Além do que nossos alunos buscam também os melhores resultados. Todos os professores que estão nesse projeto, se doam e não há dia ruim para eles, que sempre trabalham com atividades diversificadas”, explica o educador.

Para o professor, o Dia do Professor deve ser lembrado com carinho. “O professor é um profissional nobre que leva o conhecimento para as pessoas e portanto, deveria ser mais valorizado, pois ainda não somos valorizados como merecemos, mas podemos dizer que o papel do professor é um sacerdócio e quem tá nessa profissão é porque realmente ama e obviamente se gosta, ele se doa com toda a boa vontade. Mas não cabe a nós buscarmos essa valorização, e sim que ela venha do poder público”, frisou.

Melhores escolas de Rondônia

Confira abaixo o ranking das melhores escolas de Rondônia para o Enem de 2015, com resultados divulgados em 2016.

Representado abaixo está uma média simples da média geral de cada área de conhecimento, ou seja, (LC+ Redação +MT+CH+CN)/5, onde LC = Linguagens, códigos e suas tecnologias, MT = Matemática e suas tecnologias, CH = Ciências Humanas e suas tecnologias e CN = Ciências da natureza e suas tecnologias.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na terça-feira (4) o resultado final que as escolas tiveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015. Nove das 100 melhores escolas pontuadas em Rondônia, segundo o MEC, pertencem à rede privada. O Instituto Federal de Rondônia (Ifro) de Vilhena (RO) é o único da rede pública que aparece no top 10.

Ranking do Enem

Porto Velho lidera a lista das melhores pontuadas. Das dez melhores, de acordo com o MEC, a capital ocupa a 1ª, 2ª, 3ª e 7ª posição.



Deixe o seu comentário