Porto Velho/RO, 24 Março 2024 09:35:39
Diário da Amazônia

Vencedor de prêmio relata experiências

Ronaldo da Silva Bento é participante do projeto oferecido pelo Sebrae.

Por Magda Oliveira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 14/10/2017 às 06h10min

Cafeicultor é morador da linha 10 e venceu o prêmio Sustentabilidade do Café

Durante o Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé), realizado em Cacoal no mês de setembro, Ronaldo da Silva Bento foi o vencedor da categoria sustentabilidade do café. O cafeicultor, que é morador da linha 10 em Cacoal, participa do projeto ‘Cafeicultura de Rondônia’ oferecido pelo Sebrae em Rondônia. O projeto leva até os produtores capacitação para melhorarem o manejo e administração de suas lavouras. Com a vitória Ronaldo receberá R$ 5 mil em insumos.

Em visita à propriedade de Ronaldo, a equipe do Diário da Amazônia pode perceber o motivo da vitória do cafeicultor. Em filas milimetricamente medidas, os cerca de 18,5 mil pés de café foram plantados em seis hectares de terra.

Para separar cada clone e avaliar ao final de cada safra os que apresentaram melhores resultados, Ronaldo marcou as fileiras com placas de madeira e fez as anotações em cadernos. Ele conta que sua lavoura recebeu somente a quantidade necessária de agrotóxicos e as embalagens utilizadas foram lavadas e armazenadas de forma organizada e em local apropriado.

Experiência

“Eu sempre gostei de trabalhar de forma organizada, não utilizo muito agrotóxico na minha lavoura. Com isso não tenho gastos excessivos e o consumidor do meu grão não ingere esses produtos. Trabalho com a agricultura familiar, para fazer o manejo conto com seis mãos, do meu filho, irmão e a minha”, contou o produtor.

Para o produtor o incentivo ao homem do campo através de capacitação, é muito importante, pois caso contrário, os produtores não conseguem alcançar o objetivo e nem melhorar a produção. Durante o ConCafé participantes também tiveram a oportunidade de acompanhar palestras no Seminário Estadual do Café.

“Estou recebendo incentivos e essas iniciativas ajudam muito o cafeicultor com informações para serem aplicadas na lavoura. Durante o seminário que assisti no dia do concurso aprendi que a broca do café pode voar a grandes distâncias, isso foi uma surpresa, mas agora sei que preciso cuidar da minha lavoura e dos meus vizinhos”, contou.

Incentivo

Ronaldo acredita que quanto mais incentivo o produtor rural receber, maior a qualidade do produto cultivado. “Faço questão de participar de todos os cursos oferecidos. Acho que só perde quem não vai”, acredita o cafeicultor.

Projeto cafeicultura de Rondônia

Dentro do projeto Cafeicultura de Rondônia, os técnicos do Sebrae oferecem visitas técnicas individuais nas propriedades rurais, levando orientações de forma de manejo e administração da lavoura, além disso os cafeicultores participantes também ganham viagens para lugares onde o café é destaque na qualidade, e assim trazem as experiências de fora para serem aplicadas ao grão rondoniense.

“Minha última viagem dentro do projeto do Sebrae foi no mês de agosto para o Espírito Santo. Fomos em 12 cafeicultores do Estado e visitamos propriedades que cultivam café em quatro municípios. Todas as experiências que vi lá e deram certo já estou começando a implantar na minha lavoura”, afirmou Ronaldo.

Participaram do ConCafé 231 produtores de todo o estado de Rondônia, que foram avaliados por três degustadores profissionais. O concurso foi realizado no mês de setembro no parque de exposição de Cacoal. A data para a entrega da premiação ainda será marcada.



Deixe o seu comentário