Porto Velho/RO, 23 Março 2024 09:05:40
Diário da Amazônia

Videomonitoramento em exposição

A mesma estrutura já havia sido montada na 6ª edição da Rondônia Rural Show.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 09/06/2017 às 05h10min

Estande do videomonitoramento da Sesdec recebeu várias visitas na Rondônia Rural Show

Frequentadores do Porto Velho Shopping poderão conhecer de perto o sistema de videomonitoramento que o governo Estadual está implantando em vários municípios. A Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) colocará à disposição da população, a partir de hoje (9) até segunda-feira (12), um contêiner com um micro-ônibus no estacionamento do shopping. A parceria foi fechada entre o secretário Lioberto Caetano e o superintendente do shopping, Gustavo Maciel de Lima.

Além do videomonitoramento, a Sesdec apresentará à população atividades do Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC) e dos peritos criminais da Polícia Técnico-Científica. O Corpo de Bombeiros também estará presente.

A mesma estrutura já havia sido montada na 6ª edição da Rondônia Rural Show, realizada pelo governo, de 24 a 27 de maio, em Ji-Paraná.

Na exposição, o sistema recebeu várias visitas, inclusive de autoridades do governo do Departamento de Pando (Bolívia), com quem Rondônia mantém estreita relação na área de segurança pública e no setor agrícola.

Na ocasião da visita, o secretário Lioberto Caetano falou sobre os investimentos que Rondônia faz, oferecendo cursos de especialização para agentes de segurança pública. Ele aproveitou para colocar algumas vagas à disposição de agentes de segurança da Bolívia, o que foi muito bem visto pelas autoridades do país vizinho.

Contêiner com um micro-ônibus serão instalados

Aproximação com a polícia boliviano

Caetano ressaltou a importância da vinda dos bolivianos a Rondônia e a visita ao contêiner da Sesdec. Para ele, isso significa prosseguimento às tratativas de aproximação ainda maior entre os dois lados da fronteira, posição defendida também pelo secretário adjunto de Segurança de Rondônia, Luiz Roberto de Mattos.

“O videomonitoramento é fundamental para o enfrentamento ao crime organizado. Podemos utilizar o sistema do nosso lado e comunicar a atuação de suspeitos brasileiros do outro lado da fronteira, ou vice-versa”, disse Mattos, completando que isso vai facilitar a ação das polícias, boliviana e brasileira, com maior precisão.

Com o serviço de inteligência, é possível que uma abordagem feita pela polícia identifique o suspeito e dê voz de prisão, sem causar transtornos aos demais passageiros de um ônibus, por exemplo, disse o coordenador do sistema de videomonitoramento, coronel Gonçalves. No modelo atual, numa eventual blitz, todos são revistados até que se encontre o alvo da polícia.



Deixe o seu comentário