Porto Velho/RO, 19 Março 2024 06:09:54
Diário da Amazônia

Vilhena festeja hoje 40 anos com bolo gigante

A prefeitura fará um bolo de 40 metros para comemorar com a população.

Por Extra de Rondônia
A- A+

Publicado: 23/11/2017 às 05h25min

A cidade é a quarta maior de Rondônia com uma população de quase 100 mil pessoas

A cidade portal da Amazônia completa hoje 40 anos de emancipação politico-administrativa e para comemorar, a prefeitura fará um bolo de quarenta metros simbolizando o quadragésimo aniversário do município. O município é conhecido como Portal da Amazônia por estar situado na entrada da região Amazônica Ocidental. Além disso, é conhecida também como cidade clima da Amazônia por ter uma temperatura média menor que outras cidades da Região Norte.

O nome ‘Vilhena’ foi denominado por Cândido Rondon em homenagem ao engenheiro maranhense chefe da Organização Telegráfica Pública, que se chamava Álvaro Coutinho de Melo Vilhena. Atualmente possui uma população estimada em 99.934, segundo dados de 2016 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo o quarto município mais populoso de Rondônia. Possui também o segundo melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado.

crescendo

A cidade encontra-se em constante expansão nos setores da indústria, comércio e serviços, além de constituir um forte polo agrícola na região. Além disso, o município vem se tornando um grande polo educacional, atraindo diversos estudantes de uma macrorregião que abrange a região sul de Rondônia e norte do Mato Grosso.

Vitório Alexandre Abrão, de 67 anos, veio de Mato Grosso para Vilhena no ano de 1971, e reside em Vilhena há cerca de 46 anos. Vitório relata que “quando cheguei aqui a cidade era uma pequena vila. Havia no máximo umas mil pessoas, tinha apenas um pedaço da Major Amarante e Marechal Rondon. Tinha o posto do seu Nonato e um picadão que ia até o posto do seu Manoel Correia, em torno destes postos começou a se criar uma pequena vila. Na Major havia um pouco de comércio e tinha por lá uma casa onde ficava o pelotão da guarda territorial, que dava apoio e suporte ao município”. “O administrador no período era Gilberto Barros. Todas as vilas que estavam começando neste período eram subordinadas a Porto Velho e Guajará-Mirim, pois estava em um período de formação do Estado”, relembra Vitório.

Dificuldades

Segundo ele, havia uma cancela que era fechada a BR-364 às 18h, não permitindo que após este horário ninguém mais transitasse. Tinha também a base aérea comandada pelo sargento Aimoré. Vitório enfatiza que “Vilhena não nasceu em função do posto telegráfico, mas sim em função do correio aéreo nacional montado para entrega de cartas que vinham para a Amazônia e como não tinha acesso à Força Aérea Brasileira (FAB) montou um posto”.

O primeiro prefeito diz que “quando cheguei aqui, acreditava muito na agricultura e fui a primeira pessoa a plantar lavoura no cerrado. Naquele período havia poucas famílias que investiam nessa área aqui, mas algo que impulsionou o crescimento foi à criação do projeto do Colorado, onde abrangeu Vilhena”. Ele relembra ainda que Chupinguaia foi desmembrada de Vilhena e se tornou um município e com isso Vilhena perdeu uma parte grande de sua pecuária.

Feitos

Vitório pondera que Vilhena funciona como uma cidade polo na área da educação e da indústria, devido a toda sua infraestrutura e clima agradável. O pioneiro conta que foi o primeiro prefeito eleito pelo voto em 1982, no período a administração tinha a duração de seis anos. Mas devido sua inexperiência e atritos enfrentados, ficou apenas por um ano e oito meses.



Deixe o seu comentário