Porto Velho/RO, 26 Março 2024 20:58:24

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 12/11/2017 às 06h30min

A- A+

Visões macabras

Em meados de 1980 o garimpo do ouro no rio Madeira atingia o seu ápice criando tantos milionários em Porto Velho. A migração de todo..

Em meados de 1980 o garimpo do ouro no rio Madeira atingia o seu ápice criando tantos milionários em Porto Velho. A migração de todo País era intensa para Rondônia, os colonos buscando a doação de terras no interior, mas para a capital, a chegada de contingentes migratórios era de garimpeiros, com suas balsas e dragas tomando conta das águas barrentas do Madeirão.Em meados de 1980 o garimpo do ouro no rio Madeira atingia o seu ápice criando tantos milionários em Porto Velho. A migração de todo País era intensa para Rondônia, os colonos buscando a doação de terras no interior, mas para a capital, a chegada de contingentes migratórios era de garimpeiros, com suas balsas e dragas tomando conta das águas barrentas do Madeirão.Num destes primeiros anos da década de 80, com mais de dez mil dragas quase coladas no rio e um formigueiro de pessoas nas ruas movimentando o comércio, emergiram alguns milionários do garimpo. Tanto sucesso despertou a cobiça da população. No ano seguinte se atiraram ao Madeira dentistas, médicos e advogados, além de jornalistas, construtores, padres, pastores, políticos, prostitutas, todos mirando a riqueza. E o Madeirão, que tinha sido generoso até então, se transformou num cenário de terror: o ouro rareou. Surgiam então os latrocínios nas estradas de quem transportava cargas valiosas, os corpos de garimpeiros assassinados eram vistos com frequência boiando no rio, em visões macabras. E os aventureiros voltando para a cidade como as andorinhas em revoada com as asas quebradas e cheias de dor…

Emitindo sinais I

O governador Confúcio Moura (PMDB), que emitia sinais de que seria candidato ao Senado, agora confunde todo mundo ao negar a postulação. O que se sabe é que Confúcio e Raupp voltaram a se aproximar, e que entraram em acordo, costurado da seguinte forma: Maurão será o candidato ao governo do PMDB em vista da necessidade de o partido ter candidatura própria para alavancar os postulantes à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados.

Emitindo sinais II

Na busca de consolidar a candidatura de Maurão, Confúcio vai viajar mais, deixando o cargo para o presidente da ALE se projetar. O vice Daniel Pereira, por coincidência, a cada viagem do governador também viaja deixando a função de vice para Maurão. Outro fato interessante é a pequena reforma administrativa em andamento. Geralmente governador candidato esbanja recursos. Confúcio está economizando. Será que é para ele concluir o mandato?

No controle

A tradição é de que os cardeais dos partidos com intenção de disputar cadeiras ao Senado ou ao governo tenham controle da legenda para não sofrerem problemas de última hora. Nilton Capixaba (PTB), Ivo Cassol (PP), Acir Gurgacz (PDT), Marcos Rogério (DEM), por exemplo, têm maioria nos seus diretórios. Já Maurão (PMDB) depende do casal Raupp, Amorim (PTB) depende de Capixaba e José Guedes (PSDB) de Expedito, e assim por diante.

Pulando cirandinha?

Depois de um tempo rompidos por conta da traição nas eleições de 2014, o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), voltou a conversar com o ex-senador Ivo Cassol (PP), que preteriu seu nome em favor da sua irmã Jaqueline na peleja ao governo do Estado. O encontro foi no gabinete da presidência, e nenhum deles revelou o tema, acredita-se que o assunto foi… eleições 2018.

A largada

Caberá às dependências do Clube Ellus Eventos (antigo Forasteiro), na capital, com capacidade de abrigar milhares de pessoas, sediar a convenção estadual do PDT, durante este domingo, tendo como convidados especiais o ex-ministro Ciro Gomes, presidenciável do partido; e o presidente nacional da legenda, Carlos Luppi. É a grande largada do socialismo moreno para as eleições do ano que vem. O partido também vai discutir suas nominatas à ALE e à Câmara dos Deputados.

Via Direta

*** Mesmo com as chuvas, o prefeito interino Edgar do Boi conseguiu tocar várias frentes de obras na capital, nos últimos dias *** Engenheiro, o bovino é do ramo, e sabe fiscalizar bem as obras da municipalidade *** Tudo indica que o prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires, abdicou da disputa de uma cadeira ao Senado, no ano que vem *** Mesmo sendo liderança emergente, ele sinaliza que ficará no cargo até o fim do mandato.

 


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas