BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Viveiro Municipal terá duas estufas

O objetivo do investimento é de conseguir ampliar a produção de mudas em Ji-Paraná.

Publicado: 25/01/2018 às 07h00

Em 2017, somente no último quadrimestre a fabricação passou de 39 mil unidades

Com recurso do Fundo Municipal de Desenvolvimento Ambiental (Fundam), a Secretaria de Meio Ambiente (Semeia) de Ji-Paraná anunciou que irá construir mais duas estufas no Viveiro Municipal, localizado na região do segundo distrito do município. O objetivo, segundo o secretário Reinaldo Pereira é de conseguir ampliar a produção de mudas. Em 2017, somente no último quadrimestre a fabricação passou de 39 mil unidades que foram doadas para as ações desenvolvidas pela prefeitura e a própria comunidade.

De acordo com Pereira, o processo para a construção de duas estufas no Viveiro Municipal foi iniciado em 2017. Ela terá tamanho de 10 metros de comprimentos por oito de largura e quatro mesas. Será estufa com sombrite para a produção de mudas em tubetes. Ainda segundo o secretário, o principal objetivo da instalação das estufas para produção de mudas com tubetes, é de facilitar o transporte das mesmas até o local do plantio, eliminando assim, o uso de sacos plásticos que levam anos para entrar em decomposição no solo. A previsão de início para a construção da estufa está previsto para fevereiro próximo.

O ex-vereador e coordenador geral do Viveiro Municipal, Valmir Xavier disse que nos últimos quatro meses de 2017, o número de mudas produzidas foi de 39.172 unidades. Desse total, 12.521 mudas foram para as ações da prefeitura através de suas secretarias e outras 15.151 foram doadas para a comunidade (pessoas físicas e empresas). As espécies mais requisitas no Viveiro Municipal são: Ixora, Bolivianas, Ipês, Oiti, Açaí e Jambo.

Xavier ainda informou que na média, acima de 40 pessoas procuram o Viveiro Municipal para obter a doação de muda. O viveiro fica localizado na rua T-15 do bairro União 2, próximo a sede da Associação dos Servidores da Polícia Civil e da antiga Santa Casa. No local, já existe uma estufa usada somente para a produção de germinação e clonais. Pedro Lucas, 47 anos, morador do bairro Casa Preta foi um dos contemplados. “Consegui cinco mudas que plantei em frente da minha própria residência. Foi bem rápido o processo de doação das mudas”, declarou.

Para obter mudas do Viveiro Municipal, Valmir Xavier lembrou que primeiramente é preciso a pessoa interessada se dirigir até a sede da secretaria de Meio Ambiente (Semeia), localizada na avenida Menezes Filho com a rua Júlio Guerra, no bairro Dois de Abril. Até cinco mudas é preciso apresentar solicitação (por escrito), com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) com a devida justificativa. Acima de cinco mudas, exige-se a Compensação Ambiental com doação de sacolas e/ou adubos que são direcionados para a melhoria do viveiro. O horário de atendimento é das 7h30 e 13h30 de segunda a sexta-feira.

Rolim planta mais de 300 mudas de ipês

A engenheira agrônoma e paisagista Cristina Weirich Vergara, atendendo à determinação do prefeito de Rolim de Moura, iniciou no mês de dezembro o plantio de árvores nos canteiros centrais das avenidas da cidade.

Na última segunda-feira (22), o Luizão juntamente com a primeira-dama Carla Shock, acompanharam os trabalhos da equipe da Secretaria de Obras que está plantando árvores nos canteiros.

Buscando por um futuro mais verde, o projeto de arborização urbana visa à substituição das árvores Ficus Benjamina, um dos principais motivos da substituição é a procura de água e nutrientes pelas raízes desta espécie, pois se encontrarem um cano pelo caminho, servirá de fonte e continuarão a procurar água, penetrando cada vez mais na terra; seu tronco, galhos e copa aumentam proporcionalmente. Em muitas cidades, por causa da destruição que a árvore causa, o plantio dos fícus está proibido.

Segundo Cristina, as mudas de árvores plantadas nos canteiros são espécies de ipês de várias cores, e devem iniciar o clico de floração em quatro anos. Ao todo, foram plantadas mais de 300 mudas, adquiridas no viveiro do presídio semiaberto do município. (AI)

Por J. Nogueira Diário da Amazônia

Deixe o seu comentário