Porto Velho/RO, 28 Março 2024 15:54:29

11 dicas para vender com simpatia e sorriso

Brasileiros são considerados, de uma forma geral, um povo alegre, simpático e feliz! Mas, uma pesquisa sobre a simpatia de vendedores diz..

A- A+

Publicado: 14/03/2018 às 14h01min | Atualizado 14/03/2018 às 14h02min

Brasileiros são considerados, de uma forma geral, um povo alegre, simpático e feliz! Mas, uma pesquisa sobre a simpatia de vendedores diz que o Brasil fica em penúltimo em pesquisa sobre simpatia.

Segundo a pesquisa realizada pela Shopper Experience e chamada de “Pesquisa de Sorrisos”, apenas 79% dos funcionários brasileiros sorriem ao ver um cliente. Em último lugar está o Japão com 74% e em primeiro a Irlanda com 97%.

Os clientes querem ao comprar uma experiência nova, uma sensação de satisfação. As empresas preocupam-se em “gourmetizar” os produtos ou serviços e esquecem de oferecer um atendimento gourmet. Um atendimento diferenciado e com sorrisos honestos no rosto.

O atendimento gourmet é um atendimento diferenciado, de alta qualidade, onde o cliente terá uma experiência acima da média e será surpreendido. As suas expectativas são atendidas e ao ir embora, saem com vontade que querer voltar.

11 dicas poderosas para surpreender os clientes com simpatia e sorriso:

1ª Atenda como gostaria de ser atendido.

Fazer o que gostaríamos que fizessem com a gente. Esta dica vale para tudo, não apenas no atendimento ou venda. Se você gosta e quer ser recebido com um sorriso, sorria para os seus clientes. Se você gosta de ser recebido na porta, receba também os seus clientes na porta.

2ª Problemas pessoais não podem interferir na qualidade do seu atendimento.

É muito difícil conseguir esquecer dos problemas pessoais no horário de trabalho. Mas, como é possível atender com qualidade e motivo se estamos preocupados com problemas externos? Priorizar o que é mais importante ajuda bastante, se o seu trabalho é prioridade e necessário inclusive para ajudar a resolver os problemas pessoas, esqueça os problemas e “gourmetize” o seu atendimento.

3ª Redes sociais e-mails e ligações pessoais apenas no intervalo ou horário de almoço.

Faça as contas: dez minutos por dia no horário de trabalho acessando as redes sociais, e-mails pessoais ou em ligações, também pessoais, em dez anos são 440 horas ou 55 dias úteis de trabalho sem trabalho. Na conta não consideramos o tempo que o profissional demora para focar o trabalho, depois da distração com assuntos pessoais. Nada irá mudar nas redes sociais até o horário de intervalo, almoço ou saída do trabalho.

4ª Esteja preparado para atender todos os clientes, sem preconceito.

Clientes não tem “cara”. Sexo, raça, classe social, tribo ou estilo, não podem interferir no seu atendimento. Todos são potenciais clientes e merecem ser surpreendidos com um atendimento gourmet. Se uma mulher entra em uma loja de sapatos masculinos, é potencial cliente – pode estar querendo comprar um produto para o marido, namorado ou amigo. Se um adulto entrar em um aloja de serviços para terceira ideia, pode estar querendo presentear o pai ou o sogro. E se a pessoa entrou por engano na sua empresa, surpreenda também com o seu atendimento. O cliente se precisar de algo que a sua empresa vende, ela irá voltar e indicar para os amigos e familiares. Deixe sempre a vontade de querer voltar.

5ª Seja o ator principal da peça de teatro onde a sua empresa é o cenário.

Cumpra o seu papel, faça um atendimento diferenciando surpreendendo a plateia. Todos os atores estudam, pesquisam e se preparam para atuar, faça o mesmo – esteja preparado.

6ª Mantenha a mente aberta para novidades, cada atendimento é único.

As pessoas de sucesso estão dispostos a descobrir novidades, todos os dias. Aprenda com os seus clientes, pergunte, ouça e inove a cada descoberta. Desenvolva o seu atendimento a cada atendimento, durante o atendimento, só assim você irá conseguir surpreender os clientes.

7ª Agradeça, mesmo que seja no seu pensamento, cada cliente que atender.

O ato de agradecer está esquecido, cada vez menos as pessoas agradecem. Dormir depois de agradecer quem nos ajudou e fez do nosso dia um dia melhor, ajuda na evolução tanto pessoal como profissional. Potencializa e desperta a vontade de atender cada vez melhor, oferecendo para os clientes uma experiência única que só você pode proporcionar.

8ª Independente do seu trabalho, faça o melhor.

O contrato de trabalho é bilateral, ninguém é obrigado a fazer o que não quer e não deseja. Se você está insatisfeito com o seu trabalho, mude! Se você quer continuar igual, faça o melhor que você pode fazer, o melhor que os seus clientes merecem.

9ª Encante os clientes com pequenos gestos.

São com os pequenos gestos que encantamos as pessoas e os nossos clientes. Um sorriso, um aperto de mão sincero, um volte sempre no final do atendimento são pequenos gestos que podem fazer a diferença. Durante o atendimento perceba as necessidades e desejos dos seus clientes e traga soluções com pequenos gestos, os seus clientes irão sair surpreendidos e com vontade de querer mais.

10ª Seja único!

Todos temos amigos que queremos copiar, ser igual. Mas não podemos mudar quem e como somos, podemos melhorar os nossos pontos fracos. Aprenda com os colegas e amigos, mas seja sempre você, do seu jeito.

11ª Faça o que todos gostariam de fazer, mas não fazem.

A vergonha é um dos principais inimigos do atendimento gourmet. Como é possível surpreender um cliente se temos vergonha? Para surpreender é preciso fazer algo novo, diferente e a vergonha pode impedir que você consiga. Se você estiver preparado, qualificado e motivado, arrisque!

Quer ser um profissional diferenciado, faça algo novo todos os dias.



Deixe o seu comentário