Porto Velho/RO, 26 Março 2024 00:59:05

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 15/11/2018 às 07h52min

A- A+

14 estados com problemas com a Lei de Responsabilidade Fiscal

Ambiente na coleira Encantou a muitos a publicação, no portal Science Alert, de imagens e descrição da surpreendente aranha Metagryne..

Ambiente na coleira

Encantou a muitos a publicação, no portal Science Alert, de imagens e descrição da surpreendente aranha Metagryne bicolumnata, achada na Amazônia equatorial. Sem veneno, existente no planeta antes que os dinossauros, a Natinha, tem aparência análoga à de um cão.

Como costuma acontecer em tempos de polarização radical, há quem considere Natinha parecida com um pastor alemão. Outros reagem: é um Scottish Terrier! Seria fantástico se toda controvérsia sobre a realidade da flora, da fauna e biodiversidade amazônica fosse resolvida com a mesma facilidade que nesta controvérsia. Basta concluir que tanto faz ter cara de pastor ou terrier: todos a consideram fofinha, assunto encerrado.

Na controvérsia sobre a fusão do Ministério da Agricultura com o do Meio Ambiente não basta o bom-senso de concluir que ambos são necessários. Se o presidente eleito optar por manter a separação, atendendo à pressão dos consumidores mundiais, a futura ministra da Agricultura, Tereza Cristina escolherá o/a ministro/a da pasta ambiental.

Isso quer dizer que o Ministério do Meio Ambiente é inegavelmente fofinho, mas será posto na coleira pela ministra. Ela tem bom cacife político, mas paira sobre sua cabeça a espada nada fofa de ligação com a JBS, mirada pela Lava-Jato do também futuro ministro Sergio Moro.

……………………………………  

Cabelos arrepiados

Li na Coluna Banzeiros, do colega José Carlos Sá, no site gentedeopiniao, uma síntese caprichada dos desafios a serem enfrentados pelo governador eleito Marcos Rocha. É de ficar com os cabelos arrepiados com as dívidas já identificadas e enumeradas. Possivelmente a Comissão de Transição poderá encontrar mais jabuticabas pela frente até janeiro. Rocha vai ter que ajustar muita coisa.

Equipe Frankstênica

Com ministros indicados pelo centrão (PR,PP,DEM etc), agrupamento afinado com os ruralistas, e outros nomes do primeiro escalão  oriundos de governos petistas/emedebistas, como Joaquim Levy no BNDES, o presidente eleito Jair Bolsonaro vai montando sua equipe para tirar o Brasil do fundo do poço. O eixo principal do Planalto é PSL/DEM, mas Sérgio Moro, o general Heleno e o astronauta fazem um bom contraponto.

Ranking pesado

Estão no ranking dos estados em piores condições financeiras do País, alguns pagando os servidores em prestações, O Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Minas Gerais. O Estado do Espírito Santo tem a melhor performance com equilíbrio de contas.Ao todo são 14 estados com problemas com a Lei de Responsabilidade Fiscal.  Ontem os governadores eleitos foram chorar as mágoas para o presidente eleito Bolsonaro em Brasília

A cooperação

Num acordo de cooperação, a União anunciou que vai assumir o sistema prisional de Roraima, agravado com a imigração venezuelana.O gerenciamento de problemas estaduais pelo governo federal, historicamente não tem dado certo. Em Rondônia, por exemplo, a dívida do Beron aumentou geometricamente. No Rio de Janeiro, a intervenção federal até hoje não deu os resultados esperados nos morros.

Desastres naturais

O Brasil acompanha mais um desastre natural com vitimas, desta vez no Espírito Santo e mais uma vez se constata a omissão das autoridades. Em Rondônia, da cheia do Rio Madeira só sobraram promessas. Os distritos ribeirinhos atingidos – casos de São Carlos, Calama, Nazaré etc – até hoje, quatro anos depois, não se recuperaram dos efeitos das tragédias. As esfras municipais, estaduais e federais ficaram devendo.

 

Via Direta

*** Para revolta dos comerciantes, taxistas e ambulantes, mais um final de semana prolongado em Porto Velho esvaziando a cidade *** A Energisa, que recentemente assumiu o controle acionário da Ceron em Rondônia esta abismada com tantos rabichos e ligações clandestinas, o popular “gato” *** Mais adiante vai descobrir que a prática não é só dos pobrinhos, temos políticos donos de empresas e proprietários de mansões roubando energia. È coisa de louco *** Em tempos bicudos, proliferam no centro da capital marmitex a R$ 5,00 *** É preço de coxinha.

 


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas