Porto Velho/RO, 24 Março 2024 09:48:56

Política &

coluna

Publicado: 10/02/2020 às 14h53min

A- A+

14 nomes de possíveis candidatos à Prefeitura de Porto Velho

Frase do dia “Eu escrevi 30 livros todos cheios de palavras obscenas. Nós escritores, não podemos discriminar as palavras. Não tem..

Frase do dia

“Eu escrevi 30 livros todos cheios de palavras obscenas. Nós escritores, não podemos discriminar as palavras. Não tem sentido um escritor dizer: ‘Eu não posso usar isso’. A não ser que você escreva um livro infantil. Toda palavra tem que ser usada” – Rubem Fonseca, um dos censurados pelo governo de Rondônia  

1-Fogueira literária

Poderia abordar sob diversos ângulos o que a estúpida lista de anti-livros  apresenta, mas antes quero respostas: a) quem idealizou a estupidez; b) quem ordenou a execução; b) quem informou à imprensa; c) após a divulgação, quem negou sua existência; d) quem impôs qual a razão para o sigilo; qual a explicação oficial; quem foi ou quem será punido pela estupidez e enfim: foi burrice, ideologia, incompetência, ou trapaça? Diz o povo: errar é humano e persistir no erro é burrice, mas arrumar alguém para levar a culpa é divino. Ah! Faltou o Jorge Amado na lista.

2-Cabeça de burro enterrada na Seduc

A lista com livros proibidos é a segunda lambança da Seduc. A primeira foi em outubro passado com a tabela para atualizar e regularizar o piso nacional de professores, lambança corrigida por técnicos da Seduc e da Sefin para atender critérios da Mesa Estadual de Negociação Permanente que negociou, analisou e acautelou as propostas  do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração na Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional do Executivo. O rolo ficou restrito, mas desta vez fomos achincalhados. E quem vai pagar a conta pela vergonha que passamos? 

3-Iguais sim, mas bem diferentes

Em 1981 no programa Canal Livre, o cidadão que seria presidente do Brasil cometeu sincericídio ao revelar sua aversão a livros. Virou ídolo político, fez escola, mas não lhe nego a preocupação com a educação quando presidiu o país. O tempo passa, o tempo voa e eis uma criatura na busca por suplantar o criador. Ao determinar a retirada de livros de autores famosos e deixar de forma clara a razão ideológica da censura – “Observação: Todos os livros do Rubem Alves devem ser recolhidos” – o autor ou autores da lambança fizeram pior que o apedeuta sincero: tentaram ocultar o ato insano determinando sigilo funcional. Uma estupidez para esconder a outra. Aff…

4-Sonhos e pesadelos 

O filme “Democracia em Vertigem” de Petra Costa, não levou o Oscar. Uma pena. O Brasil ficará sonhando com o prêmio, o PT continuará buscando espaços para narrar a versão do “gópi” e Bolsonaro iria dormir tranquilo, não fosse a notícia da morte de Adriano da Nóbrega, abatido pela polícia lá na Bahia. Adriano da Nóbrega, miliciano do Rio ligado ao Flávio Bolsonaro está envolvido na morte de Mariele e vai dar o que falar. Para quem gosta da história do Celso Daniel, – o advogado do Adriano falou em queima de arquivo – o penico está até a borda. Viximaria…

5-Caça ao tesouro

Fazendo as contas hoje pela manha na redação do Diário da Amazônia, anotamos 14 nomes de possíveis candidatos à Prefeitura Municipal de Porto Velho. Gente que nada tem a perder, gente que vai perder, gente que vai disputar para honrar compromisso anteriores, gente que encara a de olho nas próximas eleições, gente que é chiclete de político e quem sabe, até gente disposta a melhorar a cidade. Nenhum deles, porém tem noção do que será encarar tantos problemas, com pouco dinheiro e sem projetos. Mas eleição é como garimpo: e se o caboco bamburrar?    

[email protected]

 


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.