Porto Velho/RO, 02 Abril 2024 18:25:38
Diário da Amazônia

2019: Banco do Brasil e Bank of America pode se fundir

ntre as muitas ideias do economista Paulo Guedes para tornar a economia brasileira mais aberta e liberal está propor uma associação do..

Por Poder 360
A- A+

Publicado: 08/11/2018 às 15h29min | Atualizado 08/11/2018 às 15h32min

Fachada do Banco do Brasil no Setor de Autarquias Norte.

ntre as muitas ideias do economista Paulo Guedes para tornar a economia brasileira mais aberta e liberal está propor uma associação do maior banco brasileiro com o líder do setor bancário norte-americano.

O Banco do Brasil e o Bank of America poderiam se fundir ou fazer 1 acordo operacional para operarem juntos.

Guedes acredita que a fusão abriria a porta para o Bank of America atuar no Brasil e assim aumentar a competição no setor bancário, altamente concentrado. Ao mesmo tempo, o Banco do Brasil iria para os EUA e levaria seu expertise para lidar com o público latino.

O Brasil tem 1 problema crônico de falta de crédito. Guedes acredita que uma das razões principais seria o fato de os bancos públicos ficarem com uma imensa carteira e responsáveis por fornecer dinheiro mais barato para alguns setores da economia. Com a abertura do mercado e mais competição –como numa possível fusão do BB com o BofA– essa idiossincrasia do mercado bancário brasileiro começaria a ser matizada.

É claro que uma operação de fusão do BB com o BofA é muito complexa e incerta. Mas esse tipo de ideia indica como fervilham as propostas na equipe econômica de Bolsonaro.

Uma coisa é certa: o BB não vai passar incólume pelos 4 anos do governo de Jair Bolsonaro. O primeiro item a ser colocado à disposição da iniciativa privada deve ser a área de “asset management”.

MARCELO LABUTO: SEM CHANCE
Paulo Guedes não achou uma saída boa o governo de Michel Temer ter indicado Marcelo Augusto Dutra Labuto como presidente efetivo do Banco do Brasil, depois da saída de Paulo Caffarelli (que foi para a Cielo). Labuto não ficará na cadeira em 2019.

O atual ministro da Fazenda Eduardo Guardia explicou nesta semana a Paulo Guedes as razões para nomeação. Primero, porque Guardia considera Labuto 1 excelente quadro do BB. Segundo, porque se a opção fosse indicar 1 interino seria necessário colocar o diretor que está lá há mais tempo na instituição —critério de antiguidade— e isso seria muito ruim para o banco.

ALEXANDRE BETTAMIO
O presidente do Bank of America para a América Latina não aceitou o convite para comandar o Banco do Brasil, apesar de ter excelente relação com Guedes. A recusa se deu por uma razão pessoal. Bettamio deve ajudar em caso de prosperar a ideia da fusão do BofA com o BB.

Informações deste post foram publicadas antes pelo Drive, com exclusividade. A newsletter é produzida para assinantes pela equipe de jornalistas do Poder360. Conheça mais o Drive aqui e saiba como receber com antecedência todas as principais informações do poder e da política.



Deixe o seu comentário