Porto Velho/RO, 19 Março 2024 08:08:14
PLANTÃO DE POLÍCIA

2ª fase da operação ‘Dúctil’ apura fraudes em compras para combate ao Coronavírus na área da saúde em RO

Só na primeira fase, os valores das contratações investigadas passavam dos R$ 21 milhões.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 24/07/2020 às 09h08min | Atualizado 24/07/2020 às 10h47min

PF, CGU e MPF desencadeiam operação para apurar fraudes em Guajará-Mirim em compras para combate ao Coronavírus (Divulgação PF)

A Polícia Federal de Rondônia deflagrou na manhã desta sexta-feira (24) a segunda fase da operação “Dúctil”, e cumpre 10 mandados de busca e apreensão em Porto Velho, São Miguel do Guaporé (RO) e Guajará-Mirim (RO). A ação investiga fraudes na aquisição emergencial de materiais e insumos médico-hospitalares para atendimento das demandas da Secretaria de Saúde de Guajará-Mirim (RO) no combate à pandemia do novo coronavírus.

A operação é realizada em trabalho conjunto entre a Polícia Federal, Controladoria-Geral da União e Ministério Público Federal.

Segundo a PF, após análise dos materiais apreendidos na primeira fase da operação, principalmente celulares e documentos, foram encontrados indícios de atestados de capacidade técnica falsos e possível atuação de empresários em conspiração com agentes públicos da Secretaria Municipal de Guajará para concretizar a compra sem cumprir as exigências legais. Na primeira fase, os valores das contratações investigadas passavam dos R$ 21 milhões.

Os empresários investigados já foram indiciados anteriormente pelos crimes de fraude à licitação, falsidade ideológica e associação criminosa, por supostas fraudes em chamamentos públicos da Secretaria Estadual de Saúde de Rondônia (Sesau).

O nome da operação “Dúctil” faz referência a algo que pode ser conduzido, direcionado, em menção aos prováveis direcionamentos das licitações. O termo também tem relação com a situação dos investigados, que modificam o ramo de atividade da empresa, durante a pandemia, para participar de licitações milionárias realizadas pela Administração Pública.



Deixe o seu comentário