Porto Velho/RO, 19 Março 2024 15:06:52
Diário da Amazônia

2º Fórum da Piscicultura de RO é realizado em Ariquemes

O evento em Ariquemes reuniu cerca de 300 participantes. Tema do fórum foi "Inovação e sustentabilidade".

A- A+

Publicado: 05/10/2019 às 10h18min

Peixe de água doce, tambaqui pode alcançar 90 cm de comprimento — Foto: Eduardo Lacerda

Em Ariquemes (RO) que é considerada a “Capital do Tambaqui” aconteceu o 2º Fórum da Piscicultura de Rondônia esta semana. O encontro reuniu cerca de 300 participantes, entre piscicultores, técnicos, estudantes, pesquisadores e especialistas do setor.

O tema do fórum deste ano foi “Inovação e Sustentabilidade”. Durante o evento foram discutidas novas técnicas para fomentar o crescimento do setor no estado.

Atualmente Rondônia é destaque nacional na produção de peixe nativo de água doce em cativeiro. São mais de 15 mil hectares de lâmina d’água em todo o estado e uma produção de 95 mil toneladas por ano. Em 2018 o setor movimentou mais de R$ 500 milhões.

Fórum da piscicultura em Rondônia

O secretário nacional da pesca e aquicultura, Jorge Seif, destacou que o foco é pensar nas questões de sustentabilidade e segurança alimentar.

“O Governo Federal tem dado o desafio para nossa pasta para que o brasileiro cultive mais peixe e coma mais peixe. Uma das nossas ações, especialmente, é trazer segurança jurídica para esses produtores e incentivar o consumo através de merenda escolar, através das entidades públicas e também privadas”, comentou.

Já Evandro Padovani, secretário de estado da Agricultura, disse que entre as conquistas do setor está mostrar o produto de Rondônia para o resto do país. Ele lembrou das seis toneladas do tambaqui rondoniense que foram distribuídas aos moradores do Distrito Federal (DF), e afirmou que novos projetos estão sendo programados.

“Agora nós já estamos trabalhando o segundo evento, que vai ser na ceagesp em São Paulo, no mês de novembro”, afirmou.



Deixe o seu comentário