Porto Velho/RO, 20 Março 2024 15:12:24
SAÚDE

30 mil pessoas ainda não tomaram vacina da gripe e campanha termina hoje

  Cerca de 30 mil pessoas ainda não se vacinaram contra a gripe e a campanha de vacinação termina nesta terça-feira (30) em Porto..

A- A+

Publicado: 30/06/2020 às 14h36min

 

Cerca de 30 mil pessoas ainda não se vacinaram contra a gripe e a campanha de vacinação termina nesta terça-feira (30) em Porto Velho, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

A vacina protege contra a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), uma das principais complicações causadas pelas gripes Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B.

Até o balanço de 29 de junho, mais de 74 mil pessoas (71% do n° total) foram imunizadas contra a gripe na capital e quase 30 mil ainda não tinham buscado pela vacina.

Segundo o Ministério da Saúde, Porto Velho ainda não atingiu a meta de vacinação contra a gripe, que é de 90% do público alvo.

A campanha na capital tem registrado baixa adesão entre os públicos que fazem parte da terceira fase. Segundo o departamento de Imunização da Semusa, as crianças vacinadas até agora somam 11.396 (27%), gestantes 2.167 (33%) e puérperas 1.062 (28%). Além disso, adultos entre 55 e 59 anos, que também estão inseridos nesta fase, atingiram 5.899 (42%) pessoas vacinadas.

As vacinas conta a gripe e de rotina estão disponíveis em todas as unidades de básicas de saúde e podem ser aplicadas até 18h desta terça-feira (veja a unidade mais próxima).

Quem deve se vacinar e por que
Os grupos prioritários são: crianças de 6 meses a 6 anos; idosos; gestantes; puérperas (até 45 após o parto); trabalhadores da saúde; professores de escolas públicas e privadas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência; caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte público; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; profissionais das forças de segurança e salvamento.

Confira a documentação para receber a dose

Documento pessoal;
Cartão de vacina;
Cartão de gestante, para mulheres grávidas;
Documento que comprove a gestação, pode ser cartão da gestante ou certidão de nascimento do filho, no caso de mulheres pós-parto até 45 dias;
Os Professores, profissionais da saúde e do sistema prisional devem apresentar documento que comprove vínculo profissional.

Fonte: G1RO



Deixe o seu comentário