Porto Velho/RO, 21 Março 2024 02:51:57
Diário da Amazônia

3,5 mil empresas de Rondônia encerraram atividades entre janeiro e junho de 2020

Dados da Junta Comercial (Jucer) apontam que 3,5 mil empresas de Rondônia encerraram suas atividades entre janeiro e junho de 2020. Mesmo..

A- A+

Publicado: 20/07/2020 às 18h18min | Atualizado 20/07/2020 às 18h19min


Foto: Roni Carvalho – Diário da Amazônia

Dados da Junta Comercial (Jucer) apontam que 3,5 mil empresas de Rondônia encerraram suas atividades entre janeiro e junho de 2020. Mesmo com a pandemia de Covid-19, o número de estabelecimentos fechados está menor do que o registrado no mesmo período de 2019, quando 3.887 empresas encerraram as atividades.

O presidente da Jucer, José Alberto Anísio, justificou essa redução a possíveis números maquiados. Isso porque tem empresário que não fechou de vez durante a crise econômica provocada pelo coronavírus, ou seja, deve voltar talvez com outro seguimento ou reabrir com o mesmo ramo após a pandemia.

“Hoje também a gente tem empresas que baixou ou está inativa há muito tempo, mas ainda não deu entrada no documento que dá baixa de vez e encerra as atividades. Muitos nem sabem que não se paga taxa para encerrar e outros não fizeram por falta de tempo”, afirma o presidente da Junta Comercial.

Porto Velho

O número de empresas fechadas em Porto Velho também caiu. Segundo a Jucer, 1.115 empresas encerraram as atividades nos seis primeiros meses de 2019 na capital. Já no primeiro semestre deste ano foram 1.000 empreendimentos encerrados.

À Rede Amazônica, o economista Otacílio Moreira afirma que Porto Velho, em relação a outras cidades do país, ainda está numa situação ‘privilegiada’.

“Se comparado a outras pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como por exemplo no mercado informal, então você vai perceber que o mercado formal tem mantido os mesmos índices a 2019. Enquanto isso o mercado formal vem sofrendo por causa da pandemia”, diz.

Fonte: G1RO



Deixe o seu comentário