Porto Velho/RO, 26 Março 2024 05:51:38
Diário da Amazônia

5 cursos a distância de que você jamais ouviu falar

Expansão das instituições de ensino no país aumentou também ofertas de cursos nesse formato

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 09/10/2017 às 15h59min | Atualizado 10/10/2017 às 16h15min

De acordo com a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), existem hoje no Brasil aproximadamente 50 mil cursos de pós-graduação a distância latu sensu, o que indica um crescimento significativo da modalidade nos últimos anos também para tentar dar conta da má distribuição geográfica dos cursos acadêmicos pelo país, como já mostrou o Diário da Amazônia em julho.

Entre os cursos mais concorridos estão os das grandes instituições de ensino do Sudeste, como a paulista Cruzeiro do Sul, uma das líderes do setor. No entanto, algumas entidades menores oferecem estudos mais específicos de grandes áreas do saber, o que colabora para uma especialização ainda mais recortada e pode ajudar na hora de encontrar o emprego ideal.

No site da Abed, há um catálogo com todos os cursos de pós-graduação oferecidos atualmente no Brasil, mas o Diário separou alguns que podem interessar aos leitores.

Cinesiologia, Biomecânica e Treinamento Físico
Universidade Cândido Mendes (UCAM) – Rio de Janeiro (RJ)

Indicada principalmente para formados em Educação Física, a pós-graduação oferecida pela instituição de ensino carioca procura alunos interessados em se aprofundar nas ciências do corpo, como a cinesiologia, que estuda os movimentos humanos, e a biomecânica, que alia as leis mecânicas ao sistema locomotor. Ao terminá-lo, os profissionais devem estar mais bem capacitados para montar um treinamento físico esportivo para atletas de alto rendimento ou frequentadores de academias.

O curso tem carga horária de 360 horas e exige que 20 delas sejam preenchidas em aulas presenciais agendadas nas capitais do país. Segundo a responsável pelo diploma, a professora Patrícia Pimentel, as aulas são ministradas por vídeos, mas há também espaços de interação online, como chats, fóruns, animações, atividades e avaliações. No final do curso, o aluno deve ir à instituição para a avaliação final. Entre as áreas de estudo estão fisiologia neuromuscular, nutrição e anatomia dos membros e da coluna.

Anestesiologia de Animais
Qualittas Instituto de Pós-Graduação – Campinas (SP)

Oferecida por uma instituição especializada em cursos veterinários, a pós-graduação latu sensu tem duração de apenas 30 dias e é toda preenchida por aulas gravadas em vídeo, leituras de artigos e atividades de solução de problemas. No final, há ainda uma palestra com o professor de Anestesiologia e Emergências Médicas e Coordenador do Curso de Especialização em Anestesiologia Veterinária do Instituto Qualittas, Eduardo Hatschbach. As aulas são dedicadas principalmente aos formados em Medicina Veterinária, mas alunos de outras áreas também são aceitos.

De acordo com o programa do curso, o objetivo é ensinar novas técnicas de anestesia em animais, desde a tranquilização e associações anestésicas até a anestesia geral volátil. A expectativa é de que, depois de formado, o profissional possa avaliar o emprego das técnicas anestésicas em pequenos animais demonstrando as técnicas de monitoração, as manobras de reanimação cardiorrespiratórias e os cuidados para além das atividades anestésicas.

Dependência Química
Instituto Pedagógico de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG)

Feito para atender um amplo espectro de profissionais – de médicos a enfermeiros, de psicólogos a professores -, o curso a distância de Dependência Química do Ipemig ainda é incipiente, mas chamou a atenção do setor de ensino por ser o primeiro a se dedicar ao estudo das relações entre as pessoas e entorpecentes. Até por sua abrangência, tem disciplinas sobre ética, políticas públicas e ciências médicas. O programa prevê que, com o diploma em mãos, o aluno se sinta apto a coordenar programas de pesquisa, ensino, extensão e assistência a dependentes.

As aulas duram seis meses e são ministradas por vídeos de pouco mais de uma hora de duração. Segundo Adriana Soares, responsável pela grade da pós, ela está inserida dentro das metas dos governos federal e estaduais sobre como lidar com o problema das drogas sob a perspectiva da saúde pública – e, não à toa, oferece duas matérias que tentam explicar como as substâncias psicotrópicas agem no corpo.

Educação e Tecnologia Digital
Universidade Municipal de São Caetano – São Caetano do Sul (SP)

Em um mundo cada vez mais conectado por celulares, computadores e tablets à rede mundial, a USCS, de São Paulo, resolveu montar um curso de pós-graduação a distância para pedagogos interessados em aprender mais sobre como relacionar o aprendizado infantil às novas tecnologias disponíveis. Segundo a universidade, a ideia é que os profissionais da área possam deixar de lado alguns preconceitos sobre o uso desses aparelhos em salas de aula e, se possível, até passar a utilizar alguns softwares nesses ambientes.

O curso dura cerca de quatro meses, mas exige que 20 horas sejam cumpridas em aulas presenciais – de preferência ao final das matérias. Entre as disciplinas estão conteúdos sobre linguagem na era digital, mídias para educação, análise psicológica da tecnologia e algumas aulas sobre informática básica.

Direito Militar
Centro Universitário do Sul de Minas – Varginha (MG)

Apesar de o programa do curso indicar seu oferecimento para advogados e demais profissionais da área do Direito, a maioria das inscrições nos últimos semestres foi de soldados e oficiais do Exército Brasileiro. Eles se interessam em se especializar para seguir atuando dentro das instituições militares com patentes mais altas. Para isso, têm aulas sobre a atuação do Estado, Direito Administrativo Público e noções de Direitos Humanos a nível internacional. A Unis ainda possibilita alguns programas de intercâmbio no exterior.



Deixe o seu comentário