Porto Velho/RO, 23 Março 2024 07:31:42
Diário da Amazônia

5 dicas indispensáveis para pequenos negócios

Mesmo com todo os turbulentos momentos da economia, há ainda muitos brasileiros que sonham em empreender ou já deram o pontapé inicial..

A- A+

Publicado: 27/09/2018 às 09h33min

Divulgação

Mesmo com todo os turbulentos momentos da economia, há ainda muitos brasileiros que sonham em empreender ou já deram o pontapé inicial em sua pequena empresa.

Quem ainda busca ou já iniciou seu primeiro negócio precisa estar atento a aspectos básicos de gestão para evitar entrar nas estatísticas negativas altas: de acordo com IBGE, de cada 10 empresas, 6 fecham suas portas antes mesmo de completar seus primeiros cinco anos de atividade. Os dados alarmantes foram divulgados pela pesquisa Demografia das Empresas, em outubro de 2017.

Reunimos algumas dicas simples e essenciais para que pequenas empresas possam enfrentar suas dificuldades e prosperar além do otimismo e da sorte. Confira!

Estude sua proposta de negócio

Em tempos de crise, o mais simples pode ser o mais assertivo. Inovação também significa simplicidade: estude a fundo seu público-alvo e quais são as soluções que você realmente pode proporcionar para suas vidas. Avalie de perto a ação de concorrentes que já estão inseridos no seu nicho.

Planejamento estratégico

Além de uma boa ideia, o empreendedor precisa de cautela e responsabilidade para realizar seu projeto. Um plano de negócio deve ser visto como um roteiro, com metas e objetivos, mas que também preveja riscos e situações inesperadas. É preciso ter preparo e conhecimento sobre sua área de atuação e seu público. Não se acanhe nem seja orgulhoso e consulte sempre o aval de um profissional ou técnico, tanto para planejar quanto para gerir seu plano de negócios.

Contabilidade impecável

O equilíbrio das contas é fundamental para que o negócio não comece a rodar já em meio a desequilíbrios financeiros. Atualmente, é possível contratar serviços de contabilidade em todas as fases do projeto, desde a captação de recurso e investimentos iniciais até a estabilidade do fluxo de caixa. Atualmente é possível lidar com a parte burocrática remotamente, por meio de contabilidade online. É extremamente importante lidar com números reais para tomar as decisões mais acertadas no andamento do negócio.

Aposte em bom atendimento e divulgação

Uma boa imagem para seu negócio é fundamental, e a internet tornou-se uma das principais ferramentas para que o público avalie o desempenho de sua empresa ou comércio.  Cuidar de um bom atendimento aos seus clientes garante sua fidelidade e pode se tornar o cartão de visitas que atrairá futuros compradores. Seja atencioso com a pré e pós-venda e certifique-se de estender um atendimento assertivo e atencioso também para as redes sociais e canais eletrônicos.

Humildade e realismo

A carga emocional em abrir o primeiro negócio é intensa. Há uma série de expectativas acerca do trabalho empenhado, mas que, apesar do otimismo e picos de energia, devem também dar lugar à autocrítica.

Não ignore nenhum pequeno sinal que as coisas podem não estar caminhando para o rumo desejado: quanto antes os problemas são detectados, maiores as chances de saná-los sem grandes prejuízos. Não tenha medo de admitir erros e procure ajuda especializada sempre que não puder contorná-los sozinho ou não tiver conhecimento suficiente para enfrentar a situação.  A maioria dos empresários de sucesso tem uma história de derrocada. Sucesso é, acima de tudo, aprender com os percalços e seguir em frente.



Deixe o seu comentário