Porto Velho/RO, 21 Março 2024 03:40:51
Diário da Amazônia

5 dicas para a redação nota 1000 no ENEM

Os professores de redação da plataforma de ensino digital, ProEnem, separaram alguns conselhos para uma redação nota 1000 no Enem 2019

Por ProEnem
A- A+

Publicado: 17/05/2019 às 09h10min

As inscrições para o Exame nacional do Ensino Médio (ENEM) encerram no dia 17 de maio e, com isso, a rotina de estudo dos participantes já começa a se intensificar para a prova – que será realizada nos dias 3 e 10 de novembro. A redação continua sendo o principal desafio para os estudantes, mas com algumas dicas simples, o texto pode obter notas maiores e ajudar o aluno a melhorar os índices para entrar na universidade.

Os professores de redação da plataforma de ensino digital, ProEnem, separaram alguns conselhos para uma redação nota 1000 no Enem 2019. No entanto, os profissionais alertam que não existem segredos para obter uma boa nota, mas empenho, organização e muita atenção na hora da escrita.

A primeira dica é: não subestime suas ideias e aprenda a fazer associações. A ansiedade sobre o tema da redação tira o sono de muitos estudantes, que temem não saber nada sobre a proposta. Contudo, os temas geralmente tecem sobre fatos da atualidade e raramente algum candidato não vai ter nenhuma noção sobre o que se trata – mesmo que mínima. Para se sair bem é preciso confiar nas próprias ideias e aprender a associá-las com outras disciplinas, como sociologia, filosofia, geografia e história.

Outro fator primordial é o Planejamento. É preciso ler, entender o enunciado e os textos de apoio – a tarefa fica mais simples se o candidato preserva o hábito da leitura ao longo dos meses de preparo, para exercitar o raciocínio rápido e a interpretação de texto. A partir dessa etapa, é preciso focar na Organização, ou seja, o esqueleto do texto. O tema, a tese e os argumentos devem ficar claros no texto e também é importante lembrar que toda dissertação tem título, introdução e uma conclusão – um problema comum são as dissertações sem começo, meio e fim.

Agora um truque valioso: memorize citações de grandes pensadores e inclua uma na redação – caso faça sentido dentro do texto – mas não esqueça de dar crédito para o autor. Esse exercício ajuda a prender a atenção do avaliador, deixa a discussão mais interessante, além de gerar uma sensação de conhecimento sobre o tema proposto.

Os professores ainda indicam que especialmente para o ENEM, é preciso estar pronto para elaborar Propostas de Intervenções. Isso quer dizer: possíveis soluções para o problema tratado. A proposta pode estar no último parágrafo, mas deve ser fundamentada. Os profissionais indicam uma breve retomada a ideia principal, para contextualizar o leitor e, mais importante, indicar como essa mudança seria realizada – é preciso ser realista.

Para saber de mais dicas acesse o site do ProEnem: https://www.proenem.com.br/. A Plataforma conta com material de estudo postados no Blog que podem ajudar a se preparar para a prova. Essa semana, os professores também estarão presentes na Bett Brasil Educar, em São Paulo, maior evento de educação e tecnologia da América Latina.

 



Deixe o seu comentário