Porto Velho/RO, 19 Março 2024 09:11:15
Diário da Amazônia

5 dicas para ir bem na prova do ENEM

O caminho a ser trilhado até o ENEM.

A- A+

Publicado: 15/10/2019 às 11h30min

REPRODUÇÃO

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) não é apenas uma prova, mas um momento muito importante na vida acadêmica de grande parte dos jovens brasileiros. O momento de escolha da carreira é muito decisivo na vida de qualquer um e o ENEM sintetiza em formato de prova essa dedicação em prol de um projeto de profissão para aqueles alunos que forem tentar uma vaga em uma universidade.

 

Por ser uma prova muito importante na vida de muitos jovens, também acaba sendo um pesadelo para muitos. Saber lidar com o emocional, frustrações, pressões e a própria correira dos estudos demanda um esforço físico e mental muito significativo. Por isso, nós do QG do ENEM sempre tentamos trabalhar não apenas dicas para a prova, mas também um acompanhamento com nossos alunos.

No entanto, hoje trataremos sobre algumas dicas que vão te ajudar bastante a trilhar o seu caminho acadêmico de maneira mais eficiente, fazendo com que lá no ENEM, você mande bem nas prova!

1. Tenha um planejamento de estudos

Esse primeiro tópico é muito importante e, infelizmente, nem todos vestibulandos o seguem.

A trajetória para o ENEM é muito longa e, por vezes, desesperadora. Por isso, ter um cronograma que te mostre o seu progresso e que organize a sua preparação é fundamental para não se perder no caminho e também ajuda a manter a calma se as coisas saírem dos trilhos.

 

2. Faça bastante exercício

O vestibulando é uma espécie de atleta: quanto mais treino, maior a preparação e mais eficiente é o desempenho.

O treino de questão múltipla-escolha é muito importante para acostumar o aluno com algumas caraterísticas especiais da prova, como alternativas generalistas, distrações, enunciados, etc. Essa dica é muito importante mesmo e, para mais ajudinha nesse quesito, baixe lista de exercício com 50 questões de interpretação de texto para treinar.

3. Treine bastante Redação

Esse é um treino especial para o atleta vestibulando! Além de ser o maior desafio para muitos do exame, a redação do ENEM possui um peso muito diferencial em diversas instituições públicas do país.

Nesse quesito, a equipe da Imaginie possui diversas dicas e conhecimentos a serem compartilhados para desmistificar esse suposto “monstro” da redação ENEM.

4. Dedique-se mais aos seus pesos

Nem todos os vestibulandos têm conhecimento certo de qual carreira seguir, no entanto, é sempre importante ir delimitando as áreas de interesse e pesquisando a categorização que cada universidade que você almeja confere a cada área de conhecimento.

Se Exatas possui peso 2 para você e Linguagens peso 1, vale muito mais a pena dedicar mais tempo às questões e módulos de matemática que Literatura, por exemplo. No entanto, também não é saudável abandonar matérias que são menos impactantes na sua nota. Evite surpresas!

5. Conheça novas profissões

Não sabe o que fazer da vida? Já tem certeza do que fazer? Não custa nada dar uma conferida em outras profissões.

Abrir novos horizontes é sempre importante e saudável para definir os objetivos do seu ano de vestibular. Estudar com uma meta definida para o que passar no ENEM ajuda a dar mais motivação à rotina cansativa e muitas vezes monótona.

Fonte: Blog do QG



Deixe o seu comentário