Porto Velho/RO, 19 Março 2024 15:20:50
PLANTÃO DE POLÍCIA

INFERNO: 52 mortos dentro de presídio no confronto entre facções

Os demais morreram sufocados, durante confronto entre as organizações criminosas Comando Vermelho (CV).

Por ver o fato
A- A+

Publicado: 29/07/2019 às 12h35min | Atualizado 29/07/2019 às 13h42min

É um número assustador, agora revelado oficialmente em entrevista coletiva realizada no Palácio do Governo, em Belém, pelo superintendente do Sistema Penal, Jarbas Vasconcelos: 52 mortos, sendo 16 decapitados. Os demais morreram sufocados, durante confronto entre as organizações criminosas Comando Vermelho (CV) e Comando Classe, na manhã desta segunda-feira, no Centro de Recuperação Regional de Altamira, no sudoeste do Pará.

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra cabeças de presos decapitados sendo atiradas em um canto do presídio. Um dos presos pisa em uma delas, enquanto outro filma a grotesca cena. O Ver-o-Fato, em respeito a seus leitores, não divulgará esse vídeo. Dois agentes penitenciários, mantidos reféns dos presos, foram liberados após negociações.

VEJA MAIS:

VÍDEO: Rebelião tem presos mortos e agentes reféns

Vasconcelos explicou que o local incendiado e onde ocorreu a matança é um containner usado no Pará desde algum tempo para abrigar presos e feito de material inflamável. “Lá havia 311 presos e não se pode dizer existir superlotação”, disse o superintendente, acrescentando que uma nova unidade prisional, construída com verbas de contrapartida da Norte Energia – responsável pela usina de Belo Monte – será brevemente utilizada pelos detentos do município.

Um gabinete de emergência será montado em Altamira para acompanhar a situação, disse Vasconcelos, que viajará ainda hoje para aquela cidade em companhia do secretário de Segurança, Uálame Machado. Esta é maior matança em presídios do Pará e também uma das maiores já ocorridas no país na briga por poder entre facções dentro de presídios.

O anexo 112, onde ocorreu a matança, foi incendiado pelas facções durante o confronto. Um policial militar gravou um vídeo (veja, acima), no momento em que se pode ouvir gritos e muitos tiros de PMs, para evitar a fuga dos presos.

Segundo a Susipe, internos do bloco A, onde estão custodiados presos de uma organização criminosa invadiram o anexo onde estão internos de um grupo rival. Posteriormente, a sala foi trancada e os presos atearam fogo no local. A fumaça invadiu o anexo, matando dezenas de presos.

Presos divulgaram em grupos nas redes sociais terem matado “Sandro do Rebojo”, que seria líder do CV no município.

Aguarde novas informações.



Deixe o seu comentário