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Diário da Amazônia

Golpe do boleto assusta consumidores em Ji-Paraná

Procon faz alerta ao consumidor para que não caia no golpe do boleto

Por Redação Diário da Amazônia
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Publicado: 06/12/2019 às 14h16min

Foto: Paulo Sérgio

Consumidores da cidade de Ji-Paraná, região central do estado, convivem com os riscos do golpe do boleto bancário. Por conta disso, o Procon faz um alerta, orientando ao consumidor para mais um golpe que está sendo aplicado por meio de ligação telefônica. O golpe, segundo a gerente do órgão, Luana Stocco, é aplicado ao desavisado que está em atraso em algum financiamento de automóvel. “Na prática, o consumidor inadimplente recebe uma ligação telefônica de cobrança e uma oferta atrativa de negociação para liquidez imediata da dívida”, alerta Stocco.

De acordo com a gerente do Procon, diante da oportunidade de saldar o débito com desconto e à vista, o consumidor sela o acordo e efetua o pagamento por meio de um boleto bancário emitido pelo golpista. O documento (boleto bancário) é encaminhado no endereço eletrônico informado pelo interessado, que o imprime.

Luana Stocco disse que, ao pagar o débito, o consumidor lesado pelo golpe se depara com outra realidade. “O credor oficial, o agente financiador do automóvel, entra em contato, informa sobre a pendência financeira e promove a verdadeira cobrança. Caso não quite a dívida oficial, a pessoa poderá ter o CPF negativado”, acentua. Ela destaca que situação dessa natureza está se tornando rotina na agência do Procon em Ji-Paraná. “Toda semana recebemos queixas de pessoas envolvidas neste golpe. Alertamos para que elas não efetuem pagamento algum sem antes consultar diretamente a administradora do bem”, recomenda Luana Stocco, lamentando que já atendeu gente que foi prejudicada em até R$ 12 mil e continua devendo.

Além desses atendimentos, o Procon recebe em média 45 pessoas no balcão diariamente. “As queixas mais recorrentes são sobre telefonia celular e contas de energia elétrica”, pontua Stocco, que orienta os consumidores, encaminha processos, resolve pendências entre as partes de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, no piso térreo do Shopping do Cidadão. “Não há limites para senha de atendimento no órgão. Todos são atendidos dentro do horário de expediente”, assegura Stocco.

 

Com informações da Secom-RO



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