Porto Velho/RO, 28 Março 2024 19:44:29

Guia para estudar medicina na Argentina em 2020

A decisão de estudar medicina na Argentina pode significar a melhor chance para muito brasileiros de realizar o sonho de carreira. Em..

A- A+

Publicado: 03/11/2020 às 11h04min

A decisão de estudar medicina na Argentina pode significar a melhor chance para muito brasileiros de realizar o sonho de carreira. Em 2020, o cenário de oferta de vagas e a escassez de recursos não mudou em nada no Brasil, a não ser o retorno da aplicação do exame Revalida (Exame Nacional de Revalidação de diplomas Médicos), portanto, não será exceção buscar outras alternativas para ingressar na faculdade de medicina.

Neste artigo é possível saber mais sobre a carreira médica, onde estudar medicina, quais os obstáculos desta profissão tão exigente, entre outros pontos importantes para os aspirantes à graduação na área de saúde.

Como é a carreira médica?

Algo que pode ser unânime entre os estudantes de medicina é a escolha da carreira como vocação. Em medicina, a responsabilidade é um fator chave no estudo. O compromisso com uma faculdade que, teoricamente dura seis anos apenas em sua primeira fase, sem contar com o longo período de residência e o leque de especializações necessárias, é considerado enorme.

A formação na carreira médica costuma se dividir em três etapas:

Ciclo Biomédico, uma espécie de introdução para aprender assuntos primários da área, com temas fundamentais para a carreira como anatomia, histologia, biologia, entre outros;

Ciclo Clínico, que tem como objetivo introduzir o estudante nas funções de prevenção, diagnóstico e formulação de esquemas de prevenção, tratamento de doenças e reabilitação;

Estágio anual rotativo, que consiste no que um estudante de medicina deve aplicar na prática, junto às equipes médicas em hospitais e ambulatórios, baseado nos conhecimentos das etapas anteriores.

Essa é a formação que garante ao estudante o diploma de medicina. Os que tiverem interesse em conquistar uma especialização precisam estudar por mais algum tempo – pelo menos dois anos, em média, dependendo da área.

Onde estudar medicina na Argentina em 2020?

As opções para a formação em medicina na Argentina são amplas e variadas, de acordo com a expectativa do estudante.Embora o prestígio da Universidade de Buenos Aires seja intocável, a instituição não é a única opção do país – existem muitas faculdades de medicina na Argentina, públicas e privadas, de nível altíssimo. Abaixo estão algumas das principais:

Universidade Federal de Buenos Aires– A carreira médica na UBA é prevista para terminar em sete anos. O primeiro ano é dedicado ao CBC (Ciclo Básico Comum), com mais seis anos de estudo subsequente. A vantagem de estudar medicina nesta universidade é que o título da UBA agrega pontos nas disputas por residências. No entanto, muitos alunos concordam que o esforço adicional exigido pela instituição pode ser equivalente a uma média mais alta em outra universidade do país.

Universidade Nacional de La Plata – A UNLP é uma ótima escolha para estudar medicina, pois é uma universidade pública com nível acadêmico e prestígio de primeira categoria. Além disso, conta com um menor número de alunos no curso ecom a tranquilidade de ficar mais afastada docircuito da capital.

Universidade Nacional de Córdoba – Trata-se de uma das mais experientes universidades públicas da Argentina dedicada ao ensino de medicina, com enorme prestígio e um ambiente muito agradável entre seus alunos.

Fundação Hector Barceló – A faculdade de medicina da Fundação Barceló se destaca pela sua qualidade de ensino e por ser a instituição com maior número de brasileiros matriculados. Isso deve-se, em grande parte, pelo preço mais acessível das mensalidades, pois a universidade embora privada, também conta com recursos do Governo argentino.

Universidade Favaloro – Essa instituição privada de Buenos Aires conta com excelente nível acadêmico, na vanguarda em equipamentos, tecnologia e recursos, com uma organização que, sem dúvida, facilitará a formação na carreira médica.

Mais faculdades de medicinaargentinas têm se destacado no âmbito privado como a Universidad Austral, Universidad del Salvador (USAL), Universidad de Córdoba (UNC), entre outras.

Existe diferença na formação em medicina nas universidades públicas e privadas?

Como em qualquer carreira, a diferença entre estudar medicina em uma instituição privada ou pública está apenas relacionada ao conforto financeiro. Em nível acadêmico, essa comparação não faz muito sentido. A capacidade dos professores, o plano de estudos, os trabalhos de pesquisa, e tudo que envolve o curso de medicina é controlado para que os médicos formados, independente da universidade, estejam preparados para a prática.

Uma observação importante para aspirantes ao curso de medicina na Argentina é que médicos graduados em universidades privadas podem competir por residências nos mesmos hospitais que os graduados nas universidades públicas.

Faculdades de Medicina na Argentina

Existem 46 universidades na Argentinacom faculdade de medicina. Essas instituições estão espalhadas por todo o país, embora a maior parte delas esteja localizada na capital, Buenos Aires, e região metropolitana (AMBA).Dentre elas, diferentes carreiras se destacam. Por sua vez, a proporção entre o ensino público e o privado é bastante uniforme, com 20 universidades estaduais e 26 privadas



Deixe o seu comentário