Porto Velho/RO, 04 Setembro 2021 08:46:09

SolanoFerreira

coluna

Publicado: 04/09/2021 às 08h46min

A-A+

A Amazônia tem imenso potencial bioeconomico ainda desconhecido

Neste Dia 5 de setembro é comemorado o Dia do Meio Ambiente e o Dia da Amazônia. A data é importante para colocar em pauta as diversas..

Neste Dia 5 de setembro é comemorado o Dia do Meio Ambiente e o Dia da Amazônia. A data é importante para colocar em pauta as diversas razões pelas quais a Amazônia é importante para o mundo. Dentro dessa importância está o valor desse bioma também para o Brasil. Mais de 20 milhões de pessoas moram na chamada Amazônia Legal e a floresta é responsável pela geração de milhares de empregos, diretos e indiretos através do uso sustentável com baixíssimo impacto ambiental.

O Brasil precisa mudar o olhar apara a Amazônia. O pensamento negacionista e devastador voltou a ocupar o espaço e deu impulso para desmatamentos, queimadas e incêndios florestais sem precedentes. A Amazônia precisa ser vista pelos brasileiros como bem maior capaz de gerar milhões de reais em arrecadação de impostos, e de grande captação de recursos para pesquisas, estudos e sequestro de carbono. O que o País perde em venda de estoque de Carbono (CO2) é uma soma enorme a cada segundo.

A Amazônia é um verdadeiro ativo, que poderia colocar o Brasil em posição privilegiada na nova bioeconomia. É preciso aprender a utilizar os recursos naturais renováveis de forma produtiva e conservada, garantindo o ciclo para as futuras gerações. Do seio da floresta podem surgir medicamentos, essenciais das mais diversas, extraídas de animais e plantas. Pode ainda manter manejos sustentáveis com renovação de ciclos e replantios de áreas. Enfim, precisa de programas e projetos consistentes e duradouros.

A região Amazônica não ser vista apenas como uma imensidão verde útil para plantas e animais, mas como um celeiro ainda desconhecido para humanidade. Os saberes tradicionais precisam ser aprofundados e utilizados como forma de geração de bioeconomia. Deixar de pensar a Amazônia com seus atributos ambientais, econômicos e sociais é abrir mão de uma imensidão de riquezas ainda desconhecidas.


Deixe o seu comentário

sobre Solano Ferreira

Editor-Chefe do Diário da Amazônia. Comunicador Social e Marketing/ Mestre em Geografia. Atua na Gestão Estratégica e Gerenciamento de Crise.

Arquivos de colunas