Porto Velho/RO, 24 Março 2024 03:50:02

Política &

coluna

Publicado: 27/12/2019 às 15h39min

A- A+

A BR-319 enfim será concluída

Frase do dia “No Brasil até o passado é incerto.” – Pedro Mala.  1-Dnit em (in) ação I A obra para corrigir o acesso..

Frase do dia

“No Brasil até o passado é incerto.” – Pedro Mala. 

1-Dnit em (in) ação I

A obra para corrigir o acesso truncado a Ariquemes tinha tudo para dar errado e deu errado. O rolo de cobra tem pai, mãe, nome, certidão de nascimento e um responsável. É o DNit, aquele cartório que faz – ou deveria fazer  –obras de infraestrutura no Brasil. O DNit e seus similares deveriam ser órgãos técnicos, mas os partidos políticos os transformaram em meros cabides de emprego e estruturas de aparelhamento partidário. A obra em Ariquemes que começou há 60 dias está parada e ninguém sabe as razões ou a quem perguntar. O DNit passou por um fase conturbada em Rondônia e desde então obras foram travadas e os serviços que vinham saindo a contento pelo superintendente Claudio Neves estão à deriva. E o aparelhamento permanece. 

2-DNit em (in) ação II

Muitos anos depois uma boa pontudo velha notícia reaparece para todos nós: a BR-319 enfim será concluída. Para lembrar: são 400 km de estrada ou do que dela sobrou e que precisam ser recuperados com base, sub-base e asfalto. Há poucos dias numa oitiva com os responsáveis da obra uma autoridade ligada ao meio-ambiente disse que o problema estava com o DNit sendo rebatido de pronto pelo senador Acir Gurgacz conhecedor da estrada, das tratativas e do rolo burocrático que se tornou. O presidente Bolsonaro disse que este ano vai. Será? Ora se vai… 

3-Tirando a gordura

Pela terceira vez o Capitão da uma aparada na gordura existente nos cargos públicos. Em 2018, mais de 60 mil cargos, em abril de 2019 mais 13 e agora 27.500. O ministério da Economia analisou mais de 500 mil cargos efetivos que vão de mateiro, discotecário, técnico de móveis e esquadrias, locutor a seringueiro. Do total de cargos extintos, 14.227 já são coisa do passado. 13.384 estão ocupados e não haverá substituição. Outra parte do novo decreto é a proibição concurso público para os cargos técnicos e administrativos para instituições de ensino. 

4-Quem mexeu no meu queijo II

O IBGE diz que a taxa de desemprego no país desceu a 11,2% no trimestre findo em novembro, igual ao trimestre fechado em maio de 2016. O número de desocupados está em queda mas ainda soma 11,9 milhões de pessoas. E há pontos fora da curva: a informalidade caiu a 41,1% no trimestre entre setembro e novembro, contra 41,4% nos três meses até agosto. E para os desalentados – que já não procuram trabalho – o total é de 4,7 milhões. Os que trabalham por conta própria já são 24,6 milhões de pessoas, o que traz uma preocupação adicional já que só 62% contribuem para a previdência oficial. É o Brasil que muda. Para onde? É difícil prever. 

5-Lei pró crime e o juiz garantidor

E segue o funk “O Juiz das Garantias”. O “baguio” é tão louco que os capas pretas vão se juntar pra estudar a treta. O presidente do CNJ, ministro Toffoli, vai juntar gente na Porta da Frente e criar o grupo de trabalho para ver os efeitos da lei anticrime tretada na Câmara e sancionada pelo Capitão. Aí o grupo propõe um ato normativo e pah! O Corregedor Nacional de Justiça, Humberto Martins é que vai ser o chefe da pajelança. Aí pensei: já que vão estudar uma lei anticrime será que não podem fazer uma lei pró crime? Tudo bem… mas só pra diretoria véio!

[email protected]

 


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.