Porto Velho/RO, 18 Março 2024 19:25:24

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 14/03/2019 às 09h10min

A- A+

A censura, a violência ao contrário, escravizam e atrasam

A verdade liberta O ano de 2019 é dedicado ao explorador Alexandre von Humboldt mais pelo que ele revelou sobre partes do mundo e da..

A verdade liberta

O ano de 2019 é dedicado ao explorador Alexandre von Humboldt mais pelo que ele revelou sobre partes do mundo e da Amazônia do que pelo que poderia ter descoberto no Brasil, pois foi escorraçado do nosso território ao chegar pela Venezuela, sob suspeita de que seria um “espião”.

Felizmente, o vexame de negar a um dos mais importantes sábios de toda a história humana a oportunidade de estudar nossa realidade, sem custos, já que ele bancou toda a expedição, não o impediu de ter legado ao mundo as bases de duas ciências físicas que atualmente estão no cerne das preocupações de cada habitante do planeta: a geografia e a meteorologia.

A globalização e seu suspeito irmão globalismo, o clima e sua irmã malvada insustentabilidade ocupam a cada minuto corações e mentes em todos os continentes. São desdobramentos dos conceitos deixados por Humboldt de que na natureza tudo tem consequências por se ligar em redes, estender-se e influenciar os arredores, sem respeitar fronteiras e melindres ideológicos.

É um grave erro impedir cientistas de investigar, duvidar do estabelecido e pôr abaixo crenças que a realidade já não comporta. Na ciência e na religião há um fundamento comum e unificador: a verdade liberta. A censura, a violência ao contrário, escravizam e atrasam.

…………………………………………

Uma insurreição

Um grupo de vereadores quer se adonar da prefeitura de Porto Velho. Os pilantras desejam trocar secretários e todos os comissionados de acordo com seus interesses que vão desde vender agulha a avião. Usaram desde pau mandado para pedido de impeachment até ameaças de sabotar os projetos importantes do executivo municipal. Hildon Chaves precisa ressistir a esta gang de “milicianos”

Gente, aí tem!

Cutucadas daqui, comparações dali com a gestão do governador Marcos Rocha (PSL), o ex-governador Confucio Moura (MDB), El Carecón, ora instalado no Senado, começa a dar pinta que deseja voltar ao comando do CPA em 2022. Confúcio tem sido imbativel nas ultimas duas décadas, mas em outubro passado derrapou e quase perdeu a cadeira para o vilhenense Bagatoli.

Nanicos retraídos

Passadas as eleições de outubro do ano passado, os partidos nanicos seguem retraídos. Ninguem ouve mais nada de Pimenta de Rondônia (PSOL), Aluizio Vidal (Rede) e do Partido Novo. Até o PT, conhecido pela regularidade da sua militância para discutir propostas em exaustivas reuniões paralisou tudo depois da derrota de Haddad no pleito passado, e aidna esta lambendo as feridas da derrota.  

Melhor indice

A oposição joga pedras, os não aquinhoados com cargos públicos ou com negócios com a máquina governamental gritam e esperneiam, mas o governador Marcos Rocha (PSL) tem mantido o melhor indice dentro das exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal na região Norte, algo em torno de 42 por cento dos gastos com pessoal. E junto com o Espirito Santo, Rondônia esta entre os dois estados melhores mais enxutos do País.  

Plano Diretor

Seguem as reuniões para as tratativas do Plano Diretor de Porto Velho, cuja revisão é uma exigência do Ministério das Cidades, a cada dez anos, sob pena de cortes de verbas oficiais. A respeito do documento ainda não vi propostas para resolver os problemas relacionados às invasões à margem esquerda do Rio Madeira. Como se sabe, além da Vila do Dnitt, outros bairros, frutos de invasões despontaram nos últimos anos naquelas bandas.

Via Direta

*** Os venezuelanos continuam chegando em Rondônia, mas os estados que mais recebem os imigrantes ainda são o Rio Grande do Sul, Paraná, Amazonas, Santa Catarina e São Paulo *** Sem emprego e com os salários atrasados, os funcionários dos Supermercados Gonçalves vivem um clima de terror *** Com as asas crescidas, mais um deputado estadual, Eyder Brasil (PSL) quer entrar na peleja pela prefeitura de Porto Velho *** Os militares apostam que a onda Bolsonaro ainda estará viva até as 2020.Será?


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas