Porto Velho/RO, 02 Abril 2024 01:12:34
Diário da Amazônia

 A complexidade da reforma agrária 

De acordo com dados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária ((INCRA), em 50 anos, os sucessivos governos estabeleceram..

A- A+

Publicado: 01/03/2020 às 06h00min | Atualizado 04/03/2020 às 10h52min

De acordo com dados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária ((INCRA), em 50 anos, os sucessivos governos estabeleceram 2.405 assentamentos agrários na região amazônica instalando aproximadamente 521 mil famílias. A maioria continua sem o título da propriedade de seu pequeno lote. Em estudo realizado e publicado pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) revela que muitos produtores rurais foram multados e perderam acesso ao Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf). “Estão no fundo do poço. No mundo urbano há quem exija que eles saiam deste buraco sozinhos e de forma sustentável”.

De uma ponta-a-outra

Ainda conforme os números da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) do Acre ao Amapá, de Roraima a Rondônia, do Amazonas ao Pará, “hoje, os pequenos agricultores na Amazônia não tem direitos, nem lugar. Órfãos de pai e mãe, não há quem os defenda. Nem na terra, ou nos céus. Padecem de uma invisibilidade social”. O processo de colonização e reforma agrária na região Norte é de fato complicada, pelos mais diversos fatores, que vão desde a grilagem de terras as invasões de pequenas propriedades produtivas.

Feirinha legal

A exposição de agroindústrias familiar implementadas pelo governo do estado no estacionamento do Palácio Madeira, no bairro Pedrinhas, sempre ao último sábado do mês tornou-se sucesso de público e de vendas. A aposta do governador Marcos Rocha e do secretário de Agricultura, Evandro Padovani garantindo condições para as agroindústrias, a maioria do interior do estado mostrar a qualidade de seus produtos vem surtindo os efeitos desejados.

Nem as chuvas atrapalham

Enquanto o rio Madeira continua bufando e jogando água para fora, no interior do estado a cada dia de sol, após as chuvas os equipamentos de última geração entram em ação colhendo a soja que pelas previsões oficiais devem alcançar em Rondônia, entre 1 e 1,4 milhão de toneladas. Em nível nacional a projeção é de um recorde que vem do campo, gerando emprego e rendas.

Piscicultura

O secretário de Agricultura, Evandro Padovani vem se desdobrando junto aos parceiros para cumprir no estado e outras unidades da federação, as agendas sobre a piscicultura no estado, principalmente a produção de tambaqui. Brasília e São Paulo estão no radar para realização evento mostrando a qualidade, a sanidade e o sabor do pescado rondoniense abrindo novos mercados.

Homenagem as mulheres

No próximo dia 8 de março, no Centro de Tradições Gaúchas “Fogo de Chão” em Porto Velho, o patrão Victor Paiva convida para o primeiro costelão de 2020, em homenagem ao dia Internacional da Mulher. Além de costela assada na brasa, não faltará as tradicionais músicas sulistas. Tudo em homenagem as mulheres.

Curando a ressaca

Enquanto alguns ainda continuam curando a ressaca do Carnaval, outros acordam cedo para enfrentar o basquete do dia-a-dia, tocando Rondônia e o Brasil adiante. Vou ficando por aqui, boa leitura e bom final de semana, pois enquanto os cães ladram a caravana segue.



Deixe o seu comentário