Porto Velho/RO, 24 Março 2024 02:44:09

Editorial

coluna

Publicado: 14/01/2020 às 10h40min | Atualizado 14/01/2020 às 15h14min

A- A+

A crise no transporte coletivo não é caso isolado

A crise no transporte coletivo urbano de passageiros não é problema único em rondônia. Em todo o país, o sistema sofre o impacto de..

A crise no transporte coletivo urbano de passageiros não é problema único em rondônia. Em todo o país, o sistema sofre o impacto de muitos deveres sociais e trabalhistas contra os transportes alternativos e os clandestinos, sendo que esses nada têm de comprometimento social.

Com custos baixos, os alternativos e clandestinos levam o considerado ‘filé’ de passageiros, deixando para as empresas com pesadas onerações, os passageiros gratuitos, os meia-passagens e os vales transportes, todos com função social aos usuários e nada de recompensa aos prestadores do serviço.

É claro que o usuário vai optar por aquilo que é mais conveniente e mais acessível, porém o governo brasileiro precisa encontrar alternativas para bancar os prejuízos das empresas que compõem os sistemas municipais de transportes urbanos.

As grandes cidades do mundo buscam alternativas para reduzir os impactos causados pelo trânsito urbano. Inclui nos modelos maior uso de transporte coletivo para reduzir os veículos que transportam individualmente. Enquanto os urbanistas buscam alternativas para reduzir a quantidade de veículos rodantes, e consequentemente, reduzindo custos familiares e menores emissões de gases poluentes, por aqui, o que vem acontecendo é o inverso com a falência de sistemas que possam tornar as cidades mais organizadas.

O reflexo desse problema vem ocorrendo em grandes cidades brasileiras, com maior visibilidade, mas em pequenas cidades com Candeias de Jamari o mesmo fenômeno vem ocorrendo a partir de prejuízos às empresas e desagradação de sistemas integrados.


Deixe o seu comentário

sobre Editorial

O Diário da Amazônia foi fundado em 13 de setembro de 1993. Um jornal a serviço da sociedade, com respeito pela notícia.

Arquivos de colunas