Porto Velho/RO, 25 Março 2024 12:33:18

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 24/08/2019 às 12h41min

A- A+

A dança dos caciques e a queda do longevo Zequinha Araújo

A dança dos caciques Os cardeais do PSDB, Democratas e PSD discutem desde o ano passado uma fusão, criando uma poderosa agremiação de..

A dança dos caciques

Os cardeais do PSDB, Democratas e PSD discutem desde o ano passado uma fusão, criando uma poderosa agremiação de centro no País. Com isto, alinhados numa só legenda, as siglas teriam condições de contrapor a poderosa esquadra do PSL do presidente Jair Bolsonaro, de orientação de direita e a esquerda que é ainda liderada pelo PT e seus puxadinhos, como PSOL, PC do B e legendas de cunho socialista como o PSB e PDT nas próximas eleições.

Em Rondônia, o alinhamento da nova legenda não seria difícil já que os cardeais das legendas em tratativas estiveram juntos no pleito passado. No novo partido estariam no mesmo palanque o senador Marcos Rogério (Democratas), o presidente da Assembleia Legislativa Laerte Gomes (PSDB), vários deputados estaduais, além de deputados federais da qualidade de Mariana Carvalho e Expedito Neto, do ex-governador José Bianco e o ex-senador Expedito Junior.

Nesta dança dos caciques rondonienses, o novo partido já despontaria com aspirantes ao governo estadual, com os nomes de Laerte e Marcos Rogério e, de um postulante ao Senado, caso de Expedito Junior. Uma poderosa chapa completa, já que as três legendas juntas teriam chapas vitaminadas para a Câmara dos Deputados e Assembléia Legislativa.

……………………………………………………………………..

As festividades

O Diário da Amazônia, único jornal em Rondônia atualmente com circulação estadual, completa em 13 de setembro, 26 anos de lutas e, para tanto, uma programação especial será desenvolvida com exposição fotográfica, edição histórica, etc, etc. Superando desafios, refletindo os anseios dos rondonienses, o Diário se renova e reforça também nosso Portal, ambos ganhando roupagem nova. Aguardem.

Condenado longevo

Sem dúvidas, o vereador Zequinha Araujo (MDB) foi um dos condenados a perder cargos mais longevos em Porto Velho. Sobrevivendo a seguidas decisões judiciais com liminares ele vinha se mantendo no poleiro, mesmo fustigado pelo seu suplente, Isaque Machado, angustiado para tomar, posse como determinava a justiça. Zequinha acumulava recordes de votação a deputado estadual e a vereador, mas nos últimos pleitos tem se dado mal, mesmo com fundações engajadas em suas campanhas.

Usina de Tabajara

A boa noticia para Rondônia é a confirmação da construção da Usina Hidrelétrica de Tabajara, em Machadinho do Oeste, pelo presidente Jair Bolsonaro. As lideranças locais estão preocupadas com as contrapartidas federais para que o município, encravado no Vale do Jamari, não sofra as consequencias pela falta de estrutura que tiveram os municípios de Porto Velho, com a Usina de Santo Antomio e de Altamira, com a hidrelétrica de Belo Monte.

Comissão externa

Vamos ver o que Comissão Externa da Câmara dos Deputados, anunciada pelo presidente daquela Casa de Leis Rodrigo Maia vai fazer no combate as queimadas na Amazônia. Tradicionalmente os parlamentares tem sido inuteis neste enfrentamento. O agrupamento de deputados relacionados dá uma olhadinha e depois some, horrorizados com tanta fumaça poluindo os seus honoráveis pulmões.

Atraindo garimpeiros

A retomada do garimpo no Rio Madeira, entre Porto Velho (RO) e Manicoré (AM) esta atraindo garimpeiros de várias regiões do país. Encontrei no Porto Cai N’àgua ontem pela manhã garimpeiros do Maranhão e Piauí que se instalaram na região de São Carlos, disitrito de Porto Velho. Pobre Rio madeira já tão poluido pelo mercurio e atingido pelos constantes desbarrancamentos.

Via Direta

*** Os estados de Rondônia e Roraima foram os primeiros beneficiados pelo presidente Bolsonaro com auxilio das forças armadas para combater as queimadas *** E a lista de prováveis candidatos à prefeitura de Porto Velho só vai aumentando para o ano que vem, torcida brasileira *** Agora a nominata dois prováveis postulantes também conta com o deputado federal Chrisostomo (PSL) e do Pastor Valadares (PSC) *** Como se vê, temos uma oposição bem fragmentada na terrinha com pelo menos nove prefeituráveis nas paradas.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas