porto velho - ro, 02 Novembro 2019 02:35:13

    SilvioSantos

    coluna

    Publicado: 19/08/2019 às 16h41min

    A-A+

    A Exposição Agropecuária de Porto Velho já tem nome.

    Domingo à noite o governador Marcos Rocha postou na sua página do face o resultado da consulta cujo final, escolheu o nome de “PORTO..

    Domingo à noite o governador Marcos Rocha postou na sua página do face o resultado da consulta cujo final, escolheu o nome de “PORTO AGROSHOW para a exposição da capital de Rondônia”.

    **********

    O nome Porto AgroShow venceu. Entretanto, o nome é muito próximo de outro evento que já acontece em Porto Velho. Por esse fato, adaptamos o nome para PVH AgroShow.

    *********

    – Para validar e manter a decisão popular, iremos fazer uma nova enquete, com duração de 24 horas, contra o outro nome que podemos usar, mais votado na segunda fase, ExpoPorto.

    ***********

    – Vote no melhor nome da nova “exposição-festa-agropecuária-tecnológica-rural” de Porto Velho.

    ***********

    – Peço desculpas pela mudança, mas é na intenção de encontrarmos um nome que seja novo, conecte verdadeiramente com Porto Velho e carregue consigo uma marca poderosa. Escreve o governador.

    ************

    Então vamos lá escolher entre PVH AGROSHOW e EXPOPORTO.

    **********

    Meu preferido é PVH AgroShow e o seu? Vai lá à página o governador e vota, peão.

    *********

    Por falar em exposição, Porto Velho está se acabando em fumaça! Nunca vi tanta fumaça nessa cidade como este ano.

    **********

    Parece até que não é mais proibido refazer queimada, todo mundo ta tocando fogo sem medir as consequências.

    **********

    Por onde andam as brigadas contra incêndio, Policia Ambiental, as ONGs que defendem nossa biodiversidade. Parece que todo mundo colocou venda nos olhos.

    **********

    Tenho a impressão que tocar fogo em tudo quanto é capim foi liberado. É necessário que alguém tome providencias no sentido de coibir essa prática de tocar fogo na mata.

    *********

    O Astro Rei nasce e dorme vermelho com tanta fumaça no ar da nossa cidade.
    Voos têm sido cancelados e trocados de aeroporto em virtude da falta de teto. Tudo provocado pela fumaceira que atinge Porto Velho a qualquer hora do dia ou da noite.

    **********

    As UPAS, os Pronto Atendimentos, as emergências dos hospitais estão lotados, principalmente de crianças e idosos, com problema de respiração, tudo provocado pela fumaça Das queimadas.

    **********

    Faz muito tempo que Porto Velho não via tanta queimada como este ano. O negócio é pedir a São Pedro que derrame sobre nossa cidade, muita chuva. Precisamos de água vinda das nuvens para acalentar nossos pulmões.

    **********

    O Pior, é que não se pode cobrar uma ação do governo. O fogaréu já tomou conta de Rondônia em especial do município de Porto Velho.

    **********

    A ação tem que ser tomada visando o próximo verão amazônico. Agora não tem contingente de Bombeiro que dê conta do recado.

    **********

    O negócio é não tentar “Abafar” o problema. Vamos trabalhar para evitar na próxima temporada de verão que se queime tanto quanto este ano.

    ***********

    Queimada causa prejuízo em qualquer circunstancia. Ou se controla o fogo, ou vamos ver nossas vidas desaparecendo na fumaça.

    **********

    Daqui a pouco vamos nos ver isolados do resto Brasil, por falta de teto para as aeronaves pousarem no aeroporto de Porto Velho.

    **********

    Os barcos também vão ficar sem navegar pelo rio Madeira em virtude da falta de visibilidade.

    **********

    As carretas ficarão estacionadas nos pátios dos postos de combustíveis em virtude das estradas estarem sem condições de tráfego simplesmente porque a fumaça está tomando conta de tudo quanto é rodovia.

    *********

    O cheiro de fumaça invade nossas narinas e irrita nossas vistas. O pior é que na atual circunstancia, não temos a quem recorrer, o fogo já está pegando e não dar mais para impedir seu progresso.

    **********

    Só nos resta pedir a São Pedro que mande chuva o mais rápido possível!


    Escreva um comentário

    sobre Silvio Santos

    Jornalista. Atualmente é editor do caderno de Cultura do jornal Diário da Amazônia. É um apaixonado pela Cultura de Porto Velho. Mantém uma coluna diário no jornal Diário da Amazônia. Conhecido carinhosamente por Zé Katraka.

    Arquivos de colunas