Porto Velho/RO, 21 Março 2024 09:11:51

Política &

coluna

Publicado: 16/04/2020 às 09h52min | Atualizado 17/04/2020 às 11h07min

A- A+

A festa rave que não existiu

Frase do dia “Sinto uma raiva, uma revolta, uma angústia, nem sei o que sinto” – Fernando Máximo Secretário de Saúde do Estado..

Frase do dia

“Sinto uma raiva, uma revolta, uma angústia, nem sei o que sinto” – Fernando Máximo Secretário de Saúde do Estado desabafando sobre as festas e aglomerações em Porto Velho.  

1-Telefone que salva

             

A Prefeitura de Porto Velho criou um call center para atender que tenha síndrome gripal neste período de pandemia. Pelo 0800 647 5225 se busca reduzir o número de pessoas nos postos de saúde e UPA’s. O serviço funciona como teleconsulta ao paciente que é atendido por uma equipe médica de plantão, com cerca de cinco profissionais durante o dia e dois no período noturno. A depender dos sintomas a pessoa vai ao atendimento presencial. Além de tirar dúvidas, a ideia é manter o paciente com síndrome gripal em monitoramento com a equipe de saúde e em fácil comunicação com o médico. Esta é a primeira porta. E se houver gravidade pelo 08006475225 a equipe vai orientar a ligar para o 192 (SAMU) ou procurar a UPA mais próxima da residência. 

2-Resultado das festas em Porto Velho

A Semusa revelou ontem que existem mais 22 casos de infecção para o Covid-19 em Porto Velho. Cinco mulheres estando uma delas está sob cuidados médicos em hospital particular na capital, dois homens e mais quinze testaram positivo pelo critério clínico-epidemiológico, com sintomas claros da doença e tiveram contato com pacientes confirmados laboratorialmente com Covid-19. Todos esses casos são resultados de festas promovidas numa residência na Capital e outros em investigação. Com isto são 49 infectados na capital e 69 no estado. E todo cuidado é pouco.  

3-A festa rave que não existiu

A notícia foi divulgada em alguns sites de notícias e redes sociais, mas de forma relevante por um programa de TV, creditando a um grupo que promove festas regulares com músicos e DJ’s, a responsabilidade pela organização de uma festa rave no dia 4 de abril passado. Com riqueza de detalhes – ingressos, vídeo, programação e nome dos integrantes – tive acesso à notícia que foi repassada por mim ao programa Fala Rondônia. De imediato o grupo mostrou ainda no programa que a festa havia sido adiada, que não ocorreu e nos retratamos. Não adiantou. Apanhei nas redes sociais como nunca e me penitencio, assumindo o meu erro e pedindo desculpas a todos pelo transtorno causado.  

4-Cassia Muleta continua deputada 

O TRE de Rondônia por cinco votos a zero determinou a perda do mandato da deputada estadual Cássia dos Muleta do Podemos e pena de inelegibilidade por oito anos. A deputada foi acusada de abuso de poder econômico por ter recebido recursos financeiros de um partido não coligado com o Podemos, no caso o PR. Para a justiça Jean Mendonça assume a vaga como seu primeiro suplente. Ocorre que apesar da sentença, a perda do mandato não se dá de imediato e a banca de advogados confirmou que irá recorrer e com argumentos consistentes para reverter a pena. 

5-Mandeta sob cuidados

São 10 horas da manhã, estou encerrando a coluna, até agora o ministro Mandetta permanece na chefia do Ministério da Saúde, mas até as gavetas foram limpas na semana passada por seus auxiliares. Na guerra em que a fixação pela ciência bateu de frente com a ficção política, deu a ficção científica com a demissão do ministro que não pôs o cargo à disposição, mas pulou dentro da frigideira. A metáfora é irresistível: Mandetta está entubado e respira através de aparelhos.  

[email protected] 

 


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.