Porto Velho/RO, 28 Março 2024 08:34:58

A melhor maneira de financiar o seu próximo carro: Compare!

A melhor maneira de financiar o seu próximo carro: Compare alternativas!

A- A+

Publicado: 20/03/2020 às 11h42min | Atualizado 20/03/2020 às 15h42min

 

Hoje em dia não precisa contar com todo o dinheiro na mão para poder comprar o seu carro! Existem várias opções no mercado para poder lograr esse sonho tão desejado, mas que muitas vezes não é fácil, principalmente se você é novo ou se esse é o seu primeiro carro.

Atualmente a possibilidade de ter um veículo facilita muitas coisas do dia a dia, é só pensar em ir pro trabalho, levar os filhos para escola, fazer compras e demais, às vezes em cidades que vão ficando cada vez mais grandes e geralmente com sistemas de transporte com sérios problemas. Além disso, pensar em utilizar o carro para viajar de férias ou até trabalhar (só olhar pro Uber) faz essa aquisição ainda mais atraente. Para isso são muitos os brasileiros que utilizam o financiamento: segundo a C.N.C. (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), em 2019 o número de brasileiros endividados  chegou ao nível mais alto desde 2010. Das dívidas nacionais, 9,7% estiveram ligadas com compras parceladas de veículos automotores, e esse valor aumentou para 10,7% em fevereiro de 2020. Confira as ofertas do mercado!

Leasing

Também é chamado de “arrendamento com opção de compra”, mesmo que não seja bem

assim. No caso do leasing, o financiamento é feito 100% pelo banco, já que é ele que compra o carro, e o cliente pode utilizá-lo pagando mensalmente por isso. A titularidade do veículo só passa para a pessoa quando o valor total for pago se a opção de compra é exercitada, pagando um valor adicional. Em caso de não pagar as parcelas ou no vencimento do prazo sem optar pela compra, o banco pode tomar novamente o carro. O prazo de financiamento costuma ser menor do que em outras ferramentas e somas de IOF (Impostos sobre Operações Financeiras) não são pagas.

Consórcio

Essa é mais uma opção para a compra de carros zero ou semi-novos sem precisar pagar à vista ou fazer uma entrega inicial importante. Como explica a ABAC (Associação Brasileira de Administração de Consórcios), ele se baseia na união de pessoas que contribuem mensalmente para a formação de uma poupança comum. A principal vantagem dessa modalidade é que não precisa pagar juros – ainda que sim taxa de administração de consórcio- mas é importante aclarar que o tempo de espera até obter o carro pode ser bem

maior do que tomando um crédito: é que o mecanismo é exatamente o oposto. Neste caso, as pessoas que fazem parte do grupo vão pagando valores mensais até conseguir pagar o carro, mesmo com a possibilidade de obtê-lo antes através de sorteios.

Tomar um crédito bancário

Essa costuma ser a escolha mais conhecida e utilizada para comprar um carro. Neste caso, o cliente contrata um empréstimo com o banco que entrega o dinheiro necessário para a operação. Mesmo que o contratante tenha a titularidade do veículo, durante a vigência da dívida, ele permanece alienado ao banco, o que significa que não pode ser disposto nem negociado pelo comprador. Geralmente com este tipo de créditos pode financiar a totalidade do valor do carro, mesmo que alguns bancos só financiam alguma porcentagem exigindo uma entrega inicial. Em média as taxas são baixas (ex.: 1,40% ou 2%) e são fixadas no início do contrato, portanto gera maior previsão na economia pessoal de cada um. Quase todos os bancos oferecem este tipo de créditos, o importante é se informar das diversas condições e procurar a menor taxa de juros para o financiamento do seu próximo veículo.

 



Deixe o seu comentário