Porto Velho/RO, 21 Março 2024 14:42:22

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 06/04/2019 às 14h34min

A- A+

A pauta ideológica

Mais que nos EUA, onde o assunto foi tratado timidamente, a Amazônia seguiu o presidente Bolsonaro em sua viagem a Israel a cada passo...

Mais que nos EUA, onde o assunto foi tratado timidamente, a Amazônia seguiu o presidente Bolsonaro em sua viagem a Israel a cada passo. Por onde andou, lá estavam jovens entoando palavras de ordem e estendendo faixas e cartazes pedindo respeito e proteção à Amazônia.

Sempre que pôde, embora se mostrasse tenso com as polêmicas detonadas por sua decisão de recuar na intenção de transferir a Embaixada do Brasil de Tel Aviv para Jerusalém, o presidente brasileiro defendeu a importância da região para o Brasil e o mundo.

Tudo medido, as manifestações referentes à Amazônia foram um refresco para a comitiva brasileira no Oriente Médio, considerando o vespeiro em que Bolsonaro se enfiou. A decisão de abrir um evasivo escritório comercial em Jerusalém desagradou a israelenses, evangélicos, árabes e líderes do agro brasileiro.

Para o agronegócio, a pauta ideológica só faz sentido em posições pessoais e de seitas. Vale em campanha eleitoral, mas não atende aos interesses pragmáticos da nação, que é de todos. Em meio a delicadas negociações nas quais ganhar cada centavo faz a diferença, só atitudes ideológicas neutras, positivas no cenário externo e conciliadoras
internamente interessam.

Mãe Joana
Nossa amada Rondônia virou a casa da mãe joana nos últimos dias. Fugas nos presídios, nova greve no sistema de transportes coletivos na capital, mais invasões nas áreas indigenas, operações policiais contra o PCC, tentativas transloucadas de impeachment contra o governador Marcos Rocha (PSL) e prefeito Hildon Chaves (PSDB). Um verdadeiro balaio de gatos.

Na Amazônia
Lideranças amapaenses e amazonenses aguardam um períplo do presidente Jair Bolsonaro para a próxima semana nas capitais Macapá e Manaus. Em Rondônia a previsão é que o mandatário venha só em setembro – caso não haja atrasos – na inauguração da ponte no Abuna. A bancada amazônica prepara uma grande pauta de reivindicações, entre elas a pavimentação final da BR 319.

Fim do inverno
O repiquete no Rio Madeira marca o encerramento do inverno amazônico (estação das chuvas) na região. A partir de agora, descontadas as “friagens” que seguem em maio e junho, é muito sol no lombo dos 1.800.000 rondonienses. Haja ventiladores e aparelhos de ar condicionados ligados todo o tempo. A Ceron vai aumentar o faturamento.

Mourão garante?
Apertado por lideranças politicas e empresariais em Manaus, em recente visita, o general Mourão, vice-presidente da República e uma voz lucida no Palácio do Planalto, afirmou que o asfaltamento da BR 319 agora sai. Não disse para quando, mas mesmo assim todo mundo já ficou entusiasmado. Lembrando que desde FHC, Lula e Dilma se dizia a
mesma coisa – e todo mundo caia como patinho.

Carros oficiais
O senador Antonio Regufe (sem Partido-DF) quer acabar com a farra de carros oficiais existente no País, onde até amantes, cachorros e papagaio dos políticos são beneficiados. Projeto de autoria do parlamentar proíbe a utilização de carros oficais ás autoridades de todo o pais, exceto para o presidente da Republica, que é o chefe de estado. A
matéria já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e já espera relator.

Via Direta

O governador de Rondônia Marcos Rocha (PSL) ultima os preparativos para as comemorações dos seus primeiros 100 dias de governo. Fervem os boatos sobre operações policiais para prender criminosos do colarinho branco em Rondônia *** Já são 60 fugas neste inicio do ano nos presídios e as autoridades de segurança continuam
caladas, como se não tivessem nada a ver com a coisa. Em Rondônia, as ameaças de impeachments não prosperaram durante a semana e já perderam força.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas