Porto Velho/RO, 05 Outubro 2021 10:53:35

CarlosSperança

coluna

Publicado: 05/10/2021 às 10h53min

A-A+

A política brasileira está criando mais uma legenda frankstênica com todos os vieses

Luz do futuro Instituição abalada por fake news disparadas via robôs em redes sociais, gastando R$ 48 milhões só para provar ser falsa..

Luz do futuro

Instituição abalada por fake news disparadas via robôs em redes sociais, gastando R$ 48 milhões só para provar ser falsa a lenda da tal “caixa-preta”, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social é agora chamado à hercúlea tarefa de reverter a imagem ruim do Brasil no exterior.

Nesta hora em que os olhos do mundo se dividem entre observar a Amazônia e a Conferência do Clima da ONU, a se realizar em Glasgow (Escócia) em novembro, será importante divulgar lá medidas saudáveis como a parceria BNDES-Eletrobrás para substituir o óleo diesel por fontes renováveis, como eólica e solar, na geração de energia elétrica na Amazônia.

Parte dos “Pactos de Energia” celebrados com a ONU para desenvolver até 2030, a pressão da realidade levou as autoridades a apressar as ações nesse sentido, determinando estudos imediatos e o compromisso de transparência no acompanhamento das ações.

Desde 2016 o banco foi orientado a não financiar mais projetos à base de carvão, embora não tenha oficializado a decisão na época. O acordo com a Eletrobrás sepulta de vez essa perspectiva e avança na substituição do óleo combustível por fontes renováveis na região. Já que interessa a todos e não é assunto para brigas infantis entre bolhas polarizadas, há ótimas chances de sucesso para o projeto.

…………………………………………………………………..

Sigla frankstênica

A política brasileira está criando mais uma legenda frankstênica aceitando todos vieses ideológicos e com conduta pragmática. É o União do Brasil, que vai ser o resultado da fusão dos Democratas com o PSL. De um lado, os idealizadores da agremiação anunciaram que o novo partido vai liberar todos os quadros que quiserem apoiar o projeto de reeleição do presidente Jair Messias Bolsonaro, de outro lado prospecta a possibilidade de lançar uma terceira via. Os presidenciáveis cogitados pelo PSL e pelo DEM estão ressabiados, antevendo possibilidade de rasteiras. Que balaio de gatos!

Costuras andando

Os caciques Luciano Bivar (PSL) e ACM Neto pelo Democratas seguem as costuras e a criação da nova legenda ainda depende de convenções nacionais unificadas para aprovação o que poderá acontecer ainda nos próximos dias. Mas existem muitas pendências para serem sanadas, a começar pelas desavenças dos diretórios estaduais em pelo menos 9 estados, incluindo Rondônia, onde a União do Brasil nem foi criada e o senador Marcos Rogério anunciou que será o presidente estadual da nova sigla. O PSL tem como certo que o novo comandante da União será o governador Marcos Rocha, com mais representatividade no estado.

Bem prestigiada

Foi bem prestigiada e repleta de lideranças políticas estaduais a audiência pública convocada pela Câmara de Vereadores de Costa Marques no final de semana para tratar da instalação de balsas no Rio Guaporé, na travessia de Costa Marques com a Bolívia, cujo benefício vai ampliar sensivelmente os negócios entre os dois países. Uma bandeira levantada há anos pelo deputado estadual Eurípedes Lebrão (MDB-São Francisco) e agora com apoio de todas as correntes políticas. Também estiveram em Costa Marques o ex-governador Daniel Pereira, o atual vice-governador Jordan, o deputado federal Lucio Mosquini e vários estaduais.

Nova novela

Depois da longa novela que resultou na cassação dos deputados Aécio da TV (PP-Porto Velho) e Edson Martins (MDB-Urupá), um novo enredo de novela política segue o seu curso. Agora para a cassação do deputado Saulo Moreira (MDB-Ariquemes) em processo que acabará, mais cedo ou mais tarde, transferindo a cadeira para o suplente Jean Mendonça, ex-prefeito de Pimenta Bueno. Mais capítulos adiante, porque toda cassação é enrolada e procrastinada na Casa de Leis. Aliás, não apenas por lá, mas em todos os legislativos do País a banda toca desta forma.

Novos quadros

Visando a renovação dos seus quadros e captando novos filiados para a campanha eleitoral que se aproxima, o Diretório Estadual do PDT tem realizado palestras visando o preparo da sua militância para as eleições do ano que vem.  A legenda já estuda a formação de suas nominadas para a disputa das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa e  as oito vagas para a Câmara dos Deputados. O ex-deputado Ayrton Gurgacz (PDT-Ji-Paraná) confirma sua disposição de disputar uma cadeira no Legislativo. Ele também já foi vice-governador na primeira gestão de Confúcio Moura (MDB).

 

Via Direta

*** O processo de savanização da região Amazônica, que tanto preocupa os cientistas e que vai influenciar no aumento da temperatura no Norte do País já está em andamento*** O futuro nos reserva, com tanto desmatamento, em estados como os do Pará, Amazonas e Rondônia, mais  estiagens prolongadas e tempestades rigorosas acompanhadas de fortes ventanias *** Trocando de saco pra mala: Com o Dia da Criança, o comercio lojista de Porto Velho tem a expectativa de bom movimento  no próximo dia 12*** Com a liberação pela justiça dos cortes de energias para as famílias atingidas pelo coronavirus, um clima de terror se espalhou pelos bairros mais pobres da capital rondoniense *** Mas a perspectiva acenada pela Energisa em  dividir as dívidas em tantas parcelas quantas forem necessárias já é uma luz no fim do túnel para as famílias carentes.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas