Porto Velho/RO, 24 Março 2024 16:09:58

Editorial

coluna

Publicado: 01/04/2020 às 10h22min

A- A+

A população saiu do isolamento social sem protocolo de segurança

O período de isolamento social em Rondônia foi quebrado e o estado perdeu totalmente o controle. Imprevisível o que poderá acontecer e..

O período de isolamento social em Rondônia foi quebrado e o estado perdeu totalmente o controle. Imprevisível o que poderá acontecer e os efeitos somente serão medidos a partir da segunda quinzena de abril e maio. As autoridades de saúde entendem que o estado deverá entrar em colapso devido ao alto poder de proliferação e contágio do coronavirus que gera a doença covid-19.

O governador Marcos Rocha seguiu à risca as falas do presidente Jair Bolsonaro, contrariando o que recomenda o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde. Essa desconexão dessas autoridades com as instituições ligadas à saúde vem causando conflitos políticos e discordâncias entre os protocolos universais de saúde para uma pandemia. A população desorientada e aflita sem saber a quem seguir, resolver voltar à rotina arriscada, não temendo as consequências.

A desordem instalada é tamanha que as pessoas já circulam pelas cidades sem tomar as devidas precauções. Sem máscaras, comendo em qualquer lugar e de qualquer jeito, espirando, tossindo, aglomerando e tendo contatos com as mais diferentes superfícies. E o pior: a higienização pessoal e coletiva pouco se vê.

Foi em comportamentos semelhantes a esses que países como Itália, Espanha e Estados Unidos vivem no moimento o desespero do confinamento tardio. Pela recuperação da economia, o povo sacrificou patrícios e familiares. Essas vidas que se vão são mártires da desordenação política e social, e outras vítimas da própria imprudência. Portanto, as recomendações continuam em vigor e quebra não partiu de orientação técnica de saúde.


Deixe o seu comentário

sobre Editorial

O Diário da Amazônia foi fundado em 13 de setembro de 1993. Um jornal a serviço da sociedade, com respeito pela notícia.

Arquivos de colunas