Porto Velho/RO, 07 Abril 2021 09:22:57

SolanoFerreira

coluna

Publicado: 07/04/2021 às 09h22min

A-A+

A população também tem que fazer a sua parte

Rondônia tem vivido nos últimos dias uma das fases mais aguda da pandemia do novo coronavirus, com um número crescente de pessoas sendo..

Rondônia tem vivido nos últimos dias uma das fases mais aguda da pandemia do novo coronavirus, com um número crescente de pessoas sendo contaminadas, o que também provocou um disparo no número de mortes por covid-19. 

A situação é muito crítica e parece que chegamos a um ponto em que, se não houver uma mudança no comportamento da população, no sentido de encarar essa doença como uma ameaça, dificilmente conseguiremos, como se diz num linguajar popular, “espantar daqui”, essa doença que já matou mais de quatro mil rondonienses.

Mesmo com o governo do estado e as prefeituras, completados um ano de pandemia, optando por adotar medidas ainda tímidas para evitar a contaminação e mortes de mais pessoas, não se pode dizer nada foi feito para frear a pandemia.

É louvável também o emprenho do estado para fazer com que as vacinas cheguem onde tem que chegar, dando a maior celeridade possível para que mais pessoas sejam imunizadas.

Mas como se sabe, a vacina não cura quem já está contaminado e isso força dizer que, mesmo com as vacinas disponíveis, não se pode abrir mão das medidas restritivas necessárias, com o isolamento social, a higienização das mãos com álcool em gel e o uso de máscara.

Essas são medidas, já comprovadas, que são mais eficazes para se evitar o contágio pelo novo coronavírus. E é aqui que entra o papel de cada um de nós nessa guerra contra um inimigo minúsculo que chega a ser invisível para nós. É aqui que cada um cuida de si, ao mesmo tempo que cuidado de todos. Sem a população se conscientizar do real perigo a vida de todos que a covid-19 representa, vamos continuar lamentando os nossos mortos, ao invés de salvar suas vidas.


Deixe o seu comentário

sobre Solano Ferreira

Editor-Chefe do Diário da Amazônia. Comunicador Social e Marketing/ Mestre em Geografia. Atua na Gestão Estratégica e Gerenciamento de Crise.

Arquivos de colunas