Porto Velho/RO, 28 Março 2024 22:04:03
Diário da Amazônia

A prática de hábitos seguros minimiza o impacto da pandemia

Com o aumento dos casos de Covid-19 em Rondônia, a população despertou para a dimensão do problema e vem se adequando às regras..

A- A+

Publicado: 22/04/2020 às 17h58min

Com o aumento dos casos de Covid-19 em Rondônia, a população despertou para a dimensão do problema e vem se adequando às regras fundamentais para a proteção contra o novo coronavírus. O maior pico a curva de contágio deve ocorrer na primeira quinzena de maio e, até lá, todo cuidado se faz necessário. Até aqui os índices tem sido dentro do tolerável e não houve colapso na rede de saúde. A importância do isolamento social pratica no início deste mês foi fundamental para conter os contágios.

Rondônia conseguiu evitar o drama que vem vivendo os amazonenses com alto índice da doença e mortes. Também consegui evitar que os contágios através do Acre e Mato Grosso pudessem afetar a população local. Se continuar os procedimentos como vem ocorrendo teremos menor impacto do que o previsto.

A reabertura do comércio de forma gradual e com os controles de acessos, disponibilização de álcool gel e outras regras de proteção epidemiológica deverá conter a crise econômica e ao mesmo tempo, reter o avanço da doença. Os riscos maiores são as aglomerações de pessoas que causa maior possibilidades de contágios. Esses estabelecimentos com maiores fluxos devem manter fechados até que a curva da doença vem decair.

O mundo inteiro vem aprendendo a combater o inimigo invisível. Ao final da pandemia haverá uma soma de aprendizagens para toda a humanidade e um redesenho dos negócios e das relações sociais. Servirá ainda para que todos possam ficar atentos que, a partir de agora, as guerras não serão um soldado matando outro, mas inimigos de tamanho microscópicos causando o terror, matando inúmeras pessoas e afetando a economia. Talvez essa seja a maior aprendizagem até o momento.



Deixe o seu comentário