Porto Velho/RO, 23 Março 2024 02:40:34

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 21/03/2019 às 08h59min | Atualizado 21/03/2019 às 09h00min

A- A+

A preocupação climática

Debate e soluções A Amazônia está presente em um dos principais problemas da humanidade: a preocupação climática. Por isso, cuidar..

Debate e soluções

A Amazônia está presente em um dos principais problemas da humanidade: a preocupação climática. Por isso, cuidar dela é uma obrigação do mundo. Mas aproveitar as maravilhas é um dever das autoridades para vencer a pobreza crescente que grassa pelo país.

Desde Cabral há muito discurso sobre crescer com base nas riquezas da região. Exploradores miraram o aproveitamento dos recursos naturais da Amazônia. E tiveram sucesso, considerando que no primeiro ciclo da borracha a região contribuía com quase a metade do PIB brasileiro. Planos nunca faltaram – um deles, a criação da Zona Franca de Manaus, em 1967.

O que ainda falta para dar sustentação ao desenvolvimento em proveito do povo amazônico em particular e brasileiro em geral? Falta debater, mas em termos respeitosos. Buscar consensos e não se atirar a guerras de extermínio. Sem vencer os rancores da polarização será difícil unir a nação em torno de reformas viáveis. Isso é também necessário para vencer os gargalos logísticos e aproveitar melhor a Amazônia.

Para tanto, o remédio é a política, arte superior dos relacionamentos entre verdadeiros líderes. Sem ela e os pesos e contrapesos da democracia, as nações ficarão entregues ao egocêntrico exercício das tuitadas de sofá.

……………………………….

Cessão do prédio

A cessão o antigo prédio da Assembléia Legislativa para se transformar num reforço para o Pronto Socorro João Paulo II tem aprovação popular e se trata de uma medida importante para melhorar a esfera de saúde, tão combalida. Uma ação que pode indicar que o presidente da ALE Laerte Gomes e seus pares preocupados e comprometidos com um setor que entrou em colapso.

Um fogaréu

Muitos bombeiros buscam apagar o fogaréu instalado entre as relações dos Poderes Executivo e Legislativo nas últimas horas. Cada lado já colocou as cartas na mesa e o melhor para todo mundo é que haja um acordo. Falar em impeachment do governador Marcos Rocha é besteira, não existe fundamentos. Do lado do Legislativo, o que se espera é moderação no apetite por indicações a cargos de confiança no governo..

Crime organizado

Enuanto os políticos brigam a dentadas por mais poder, o crime organizado vai tomando conta dos conjuntos habitacionais da capital. Sem saúde, sem segurança publica e tampouco escolas e creches, os principais núcleos habitacionais de Porto Velho se transformaram em antros de traficantes, ladrões e assaltantes, se assemelhando ao cenário dos morros do Rio de Janeiro.

A redução

No Congresso Nacional começa a tramitar proposta para reduzir de 81 para 54 o numero de senadores. O projeto é de autoria do senador Álvaro Dias (Podemos-PR). Com isto, os 26 estados e o distrito federal passariam a eleger apenas dois senadores e não três como ocorre atualmente. Alvaro Dias justifica a iniciativa falando na necessidade do Legislativo dar exemplo, economizando divisas para o erário.

Muitas ratazanas!

Alguns vereadores tem descido o porrete no prefeito Hildon Chaves (PSDB) querendo transformar copo de água em cachoeira. Todos sabem que o nivel de sinceridade de alguns vereadores locais é menor do que a de ratazanas que perambulam as raras tubulações de esgoto da capital. Querem na verdade cargos comissionados, indicar secretários, vender de agulha a jatinho.  

Via Direta

*** O que os brasileiros podem esperar de uma Câmara de Deputados que trava até o pacote anticrime, destinado a melhorar a segurança no País? *** Nada mudou no Congresso, a coisa só funciona na base toma lá, dá cá *** Em Rondônia tem políticos assustados com o que chamam de “grampolândia” *** Em Rondônia, como se vê, o raio cai no mesmo lugar várias vezes *** Dizem que o ex-prefeito Jesualdo Pires virou secretário parlamentar do deputado Nazif em Brasilia. Bom reforço.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas