Porto Velho/RO, 20 Março 2024 22:20:28

Política &

coluna

Publicado: 06/02/2019 às 09h04min

A- A+

A proposta de Moro é um afago no brasileiro comum

FRASE DO DIA: ”Não acredito que um partido que tem democrático no nome iria expulsar um membro porque acompanhou a voz das ruas, a..

FRASE DO DIA:

”Não acredito que um partido que tem democrático no nome iria expulsar um membro porque acompanhou a voz das ruas, a soberania popular e agiu com sua consciência no Senado. Não preciso ser expulsa, sou a primeira a sair.” – Simone Tebet do MDB, agredida por Renan Calheiros no Senado e pelo twitter no episódio da Dora Kramer.

1-Cartel do busão

Enquanto Porto Velho com quase 500 mil, bate cabeça para resolver o problemático transporte coletivo, São Paulo mostra a realidade do cartel na megalópole: 9,5 milhões de passageiros/dia, 1.340 linhas, 14.377 ônibus, R$8 bilhões na atividade e subsídio de R$3 bilhões/ano. Cartel é um termo pesado pouco usado pois suscita o temor dos MPs. Que se troque por outro também pejorativo a máfia do transporte. Porto Velho está encalacrada com o transporte coletivo, inclusive para alunos de vilas e distritos.

2-Fim do voto secreto no Senado?

Renan Calheiros, o execrável, tentou manter o voto secreto na eleição da Mesa. Seria assim possível chegar à presidência. O voto aberto matou Renan. Seu desafeto Lazier Martins diz: “é agressão contra o cidadão, que o impede de exercer o seu direito de fiscalizar a atuação de seu representante” e, para virar o jogo já coletou as assinaturas que permitem um projeto pelo fim do segredo que tramite com urgência. Uma pá de cal sobre o morto que se recusa a morrer. Que tal prática se espalhe pelo país, amém.

3-Moro e o pacote anti-crime

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, antes de levar ao Congresso Nacional, expõs o projeto de lei anticrime que prevê mudanças em 19 áreas e aperta a lei para condenados em segunda instância sobre cumprimento de penas. O texto é grande, detalhado em 34 páginas e vale a leitura para discussão embasada. Claro que é um projeto e como tal será revisto e enriquecido. A proposta encara a corrupção, o crime organizado e vai dar “pano pra manga”. O projeto na íntegra você encontra aqui.

4-Uma no cravo…

A proposta de Moro é um afago no brasileiro comum que se sente ameaçado e preso em casa, uma patada nos crimes e criminosos, um olhar de desprezo pelos ladrões do erário e razão para a militância do sofá sair clicando, postando, laicando, mitando, etc. O projeto é a cara do Brasil de hoje. A idéia é endurecer inclusive a ternura. Entretanto o que dá pra rir dá pra chorar e quando vier a proposta para a reforma da previdência?

5-Outra na ferradura

Mal vendida, mal entendida desvirtuada, a discussão sobre a previdência e necessária reforma ganhou perfis ideológicos no ambiente sindical. Sem qualquer desfaçatez todo vermelho de qualquer matiz mete a boca e garante sem base fática: a previdência não é deficitária. As redes acolheram o discurso e o posicionamento é bem diverso daquilo que busca o governo. Ulisses Guimarães falava do temor da voz rouca das ruas. Hoje são os cliques, compartilhamentos e likes que fazem tremer até tipos como Renan.                 

[email protected]


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.